Transporte em minibus vai ser melhorado e reforçado em Ponta Delgada
O presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, anunciou esta sexta-feira um reforço do serviço de transporte de passageiros em minibus, através de um novo concurso público que vai ser aberto até ao final do ano.

Autor: Lusa/AO online

“Com base num novo caderno de encargos, que perspetiva uma maior utilização da capacidade instalada, vamos reformular o serviço para reforço da oferta e melhoria da qualidade “, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações à agência Lusa, depois da primeira reunião da comissão criada pela Assembleia Municipal para acompanhar o processo do novo concurso.

O autarca social-democrata salientou que pretende dotar a cidade de uma espécie de “metro de superfície”, defendendo que a opção do município está relacionada com a necessidade de assegurar resposta a um possível aumento de procura associado às dificuldades económicas das famílias.

Por seu lado, o PS, único partido da oposição no executivo municipal, defendeu o lançamento de uma rede com três eixos, sendo um para ligar os parques de estacionamento gratuitos existentes no perímetro da cidade, outro que contorne a cintura das freguesias urbanas garantindo pontos de intersecção com a localização dos serviços públicos e um terceiro que circule por zonas de interesse com destino ao centro histórico.

Para os socialistas, este conjunto de circuitos permitiria garantir a “fluidez das linhas", além de impulsionar "o uso deste serviço público, que se pretende que funcione como opção natural dos utilizadores”.

O serviço de transporte público de passageiros em minibus, financiado pelo município, é assegurado por operadores privados, mediante adjudicação através de seleção por concurso público.

No início deste ano, devido à recusa de visto pelo Tribunal de Contas, que alegou “restrição do universo concorrencial”, a Câmara de Ponta Delgada decidiu anular o concurso que tinha conduzido à adjudicação do serviço em agosto de 2011.

Na sequência dessa decisão, recorreu ao mecanismo do ajuste direto para assegurar a concretização do serviço até abril de 2013, estando agora a preparar o lançamento de um novo concurso.