Trabalho em Ciência Biomolecular na ESLagoa

Ciência na Escola

11 de jul. de 2020, 17:02 — Alexandra Seara

Em Portugal, as escolas não realizam trabalho experimental nesta área pois o custo dos equipamentos e dos consumíveis necessários são demasiado elevados e existem outras prioridades de investimento. Em 2018, docentes de Biologia de uma Escola Secundária da Suécia, Ӧrkelljunga utbildningscentrum desafiaram-nos a desenvolver um projeto nesta área e a concorrer ao programa ERASMUS+. Surge então o projeto Scientific Methodology in Biomolecular Sciences que foi concluído em fevereiro de 2020.

 

O balanço deste ano e meio de trabalho não podia ter sido mais positivo e gratificante. Valeu a pena o esforço de todos os participantes. Foi um projeto riquíssimo a vários níveis: Cultural; Línguístico (inglês); Social; Institucional, enfim… uma experiência única. A vertente científica como área nuclear do projeto foi trabalhada em ambas as escolas e permitiu constatar o distanciamento na prática pedagógica do ensino experimental desta área científica.  A Escola Sueca, com cerca de 200 alunos, possuía todo o equipamento necessário para a realização de trabalho laboratorial em biomolecular, assim como a formação dos docentes. Esta experiência permitiu que os alunos da ESL (atualmente no ensino universitário) adquirissem na Suécia alguns conhecimentos básicos da área Biomolecular e pudessem realizar um Workshop na ESL para os alunos Suecos.

            Neste momento a ESL é a única escola da região dotada com todo o equipamento necessário para trabalhar em Biomolecular o que nos permitiu desenvolver todo o projeto científico de investigação na escola e em parceria com a Universidade dos Açores.

            Os dois países trabalharam em conjunto o mesmo tema científico, Em busca de hospedeiros secundários de Fasciola hepatica pois trata-se de um parasita que afeta o fígado do gado em ambos os países e que causa algum impacto económico negativo. O objetivo do projeto era investigar se a disseminação do parasita pode ser realizada por mais hospedeiros secundários (outras espécies de caracóis de água doce) para além do que atualmente se conhece como hospedeiro, a Galba truncatula.  

            A conclusão da parte científica foi realizada pelos alunos Diogo Sousa, Filipa Vieira e Miguel Soares do 12ºA com a preciosa orientação científica da Professora Doutora Ana Cristina Costa e a Investigadora Manuela Parente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.

            O confinamento não foi suficiente para impedir a conclusão deste projeto e com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos foi submetido ao 28º Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores 2020.

            Muito obrigada a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto.

 

Alexandra Seara e Rosário Guiomar

Coordenadoras do Projeto Erasmus+ na ESL