Autor: Lusa/AO Online
Os trabalhadores da NAV - Navegação Aérea de Portugal - iniciaram nova greve às 07:00 de hoje, estando a primeira paralisação do dia marcada até às 09:00. O segundo período começará às 14:00 e vai durar até às 16:00 e, depois, uma terceira paralisação acontecerá entre as 21:00 e as 23:00.
O site da ANA – Aeroportos de Portugal, avisava às 08:40, para 4 cancelamentos e quase 100 atrasos no voos de e para os aeroportos portugueses, sendo que, na quarta-feira, a TAP anunciou que ia cancelar 35 voos devido à greve.
Os controladores aéreos, que agendaram para este mês cinco dias de greve, já pararam nos dias 11, 17 e 18 e voltam a parar hoje e na sexta-feira, sempre nos mesmos três períodos diários.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da NAV – Navegação Aérea de Portugal - avançaram para a greve para contestar a "continuada ausência" de respostas do Governo para a situação de "instabilidade social sem paralelo" na empresa.
As estruturas sindicais alegam estar há mais de um ano a chamar a atenção dos governantes para "o prejuízo" das medidas orçamentais em vigor para os funcionários, a empresa e o país.
O presidente da NAV, Luís Coimbra, afirmou, na terça-feira à Lusa, que as greves dos trabalhadores da empresa são “prematuras e não levam a lado algum”, adiantado que o protesto está a afetar cerca de 20 por cento dos voos previstos para os dias de paralisação.