Torre de controlo autoriza descolagem e aterragem em simultâneo em Ponta Delgada
7 de jun. de 2024, 18:19
— Lusa/AO Online
Fontes aeronáuticas adiantaram à agência Lusa
que o incidente ocorreu pelas 08h30 de segunda-feira, 3 de junho,
quando a torre de controlo autorizou um A320neo, da Sata Internacional,
com destino ao Porto, a alinhar e a descolar na pista 30, quando já
tinha autorizado um Dash8-400, operado pela Sata Internacional,
proveniente da Madeira, a aterrar na pista oposta (12).Segundo
as mesmas fontes, este tipo de incidente “é muito grave porque as
barreiras de segurança da parte do controlo de tráfego aéreo falharam,
tendo a cadeia de eventos que podia ter levado a um acidente sido
quebrada pelo profissionalismo da tripulação” do A320neo, “que se
apercebeu do erro do controlador” e o alertou de imediato.Numa
resposta enviada, esta sexta-feira, à Lusa, a NAV Portugal diz que se tratou “de uma
autorização para uma aeronave, que ainda se encontrava parada na placa,
iniciar a rolagem e alinhar na pista, enquanto outra aeronave se
encontrava autorizada a aterrar na pista contrária”.Segundo
a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo, “no seguimento da
autorização, e perante o pedido de confirmação por parte do piloto da
aeronave que iniciava a rolagem na placa”, a torre de controlo “corrigiu
de imediato a autorização emitida, instruindo a mesma a aguardar na
posição de espera antes de entrar na pista”.A
NAV frisa que “em nenhum momento a aeronave interferiu com a área de
proteção da pista, tendo a operação decorrido em total segurança”.“Ainda
assim, conforme é prática da cultura de segurança da NAV Portugal, a
ocorrência foi reportada para o sistema de gestão de eventos segurança e
na sequência foi aberto um processo de investigação interna com vista à
análise da mesma, estando neste momento a recolher os elementos
necessários para a elaboração do seu relatório”, indica a NAV.A
empresa diz que “a ocorrência foi prontamente reportada pelos meios
habituais às autoridades de segurança e de regulação, o GPIAAF [Gabinete
de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes
Ferroviários] e a ANAC [Autoridade Nacional de Avião Civil”.“O
GPIAAF confirma que recebeu, do prestador de serviços de navegação
aérea, um reporte relativo a uma ocorrência de possível incursão de
pista no aeroporto de Ponta Delgada. Foram solicitados dados adicionais à
NAV por forma a avaliar a ocorrência e determinar se há motivo para
eventual abertura de investigação. O GPIAAF aguarda a informação
solicitada”, refere a resposta enviada à Lusa.A 26 de junho de 2023, ocorreu um incidente idêntico no aeroporto do
Porto, quando a torre autorizou a aterragem de um avião, enquanto na
pista estava outra aeronave a aguardar para descolar, tendo a NAV
concluído que a ocorrência se deveu a “erro humano”.Já
em dezembro de 2022, o GPIAAF detetou falhas graves e sistémicas no
controlo de tráfego aéreo nos aeroportos do Porto e de Ponta Delgada,
que autorizaram descolagens e aterragens quando ainda se encontravam
viaturas a realizar inspeção ou manutenção da pista.A
NAV considera, contudo, que a ocorrência de segunda-feira “em nada é
similar com os incidentes de segurança” envolvendo viaturas na pista,
ocorridos na noite de 27 de abril de 2021, no aeroporto do Porto, e a
13 de maio de 2022, em Ponta Delgada.No relatório final a estes dois incidentes, o GPIAAF emitiu várias recomendações de segurança à ANAC e cinco à NAV.A
NAV diz que duas das recomendações já foram implementadas e “encerradas
pelo GPIAAF”, acrescentado que as outras três “encontram-se em fase de
implementação” e o seu encerramento “está dependente de investimentos em
sistemas de vigilância de solo e deteção automática de conflitos já
adquiridos e previstos para entrada em operação em 2025”.A ANAC não respondeu às questões da Lusa.