Autor: Lusa/AO Online
Segundo um comunicado da delegação dos Açores do IPMA, a tempestade “completou a sua transição para ciclone extratropical” e, pelas 21h00 de segunda-feira, tinha o seu centro a cerca de 500 km a noroeste dos Açores (ilha das Flores) e deslocava-se para leste.
A tempestade irá passar a norte do arquipélago durante esta terça-feira, condicionando o estado do tempo em todas as ilhas, "provocando precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima”, referiu.
Estão previstas rajadas de vento “até 115 km/h [quilómetros/hora] e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no Grupo Ocidental” (Flores e Corvo).
No Grupo Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa) “são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)”.
Já para o Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o IPMA prevê ondas que “poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)”.
Devido à passagem da tempestade Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para esta terça-feira para as ilhas do Grupo Ocidental devido às ondas.
Para as ilhas dos Grupos Ocidental, Central e Oriental também foram emitidos avisos laranja e amarelo, por agitação marítima, vento e precipitação por vezes forte.
Segundo
um comunicado do IPMA, as ilhas das Flores e Corvo estão sob aviso laranja, para agitação marítima, até às 00h00 de terça-feira.
Para o Grupo Central e devido à agitação marítima, o aviso laranja é válido até às 12h00 de terça-feira e o amarelo vigora até às 18h00.
As ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa também estão sob aviso amarelo devido ao vento até às 18h00.
O aviso amarelo para o Grupo Oriental, por agitação marítima, vigora até às 18h00 de terça-feira.