s
Saúde
Telemedicina já efectuou 70 mil teleconsultas no Alentejo
Cerca de 70 mil teleconsultas foram efectuadas na região do Alentejo até ao final do ano passado, ao abrigo de um Programa de Telemedicina da Administração Regional de Saúde (ARS), foi esta terça-feira divulgado.

Autor: Lusa/AO Online

O programa foi iniciado em 1999, através de teleconsultas por videoconferência nos distritos de Évora e Beja e, dado o “êxito” da iniciativa, a ARS decidiu ampliá-lo ao distrito de Portalegre e melhorar a tecnologia empregue utilizando um "software" que permite englobar um ficheiro clínico electrónico e um arquivo de imagens para as teleconsultas.

Estas plataformas tecnológicas e a expansão ao distrito de Portalegre tiveram início em 2008, estando, segundo a ARS do Alentejo, em desenvolvimento e aperfeiçoamento.

A telemedicina é uma ferramenta que permite que os doentes sejam observados, diagnosticados e tratados o mais próximo possível da sua casa e do seu local de trabalho.

Actualmente, fazem-se teleconsultas "On Line" e em diferido (Teleradiologia) entre 16 Centros de Saúde do Alentejo e entre os quatro Hospitais Regionais (Évora, Beja e Portalegre e Elvas) e quatro Hospitais Centrais de Lisboa.

As especialidades envolvidas são a Cardiologia, Dermatologia, Neurologia, Fisiatria, Pediatria, Cirurgia Geral, Medicina Interna, Diabetes, Traumatologia e Ortopedia, Cirurgia Pediátrica, Gastroenterologia e Oncologia.

Numa sessão, marcada para quinta-feira em Évora, será apresentado o Projecto Renovado do Programa de Telemedicina do Alentejo, bem como o programa de teleformação para 2009.

A iniciativa destina-se a médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, auxiliares de acção médica e funcionários administrativos.

Na mesma acção será ainda apresentada a implantação da Rede Alentejana de Telepatologia e o Programa de Gestão de Qualidade.