'Task force' prevê agendamento “sem problemas significativos” na próxima semana
Covid-19
4 de mai. de 2021, 10:18
— Lusa/AO Online
“Todas
as perturbações já estão identificadas, estando em curso a correção tão
expedita quanto possível, estimando-se que este processo de agendamento
misto esteja a funcionar sem problemas significativos na próxima
semana”, adiantou à Lusa fonte da estrutura liderada pelo vice-almirante
Henrique Gouveia e Melo.Em causa está a
grande afluência de pessoas para receberem a vacina em alguns centros de
vacinação, resultante de uma sobreposição de agendamentos, como
aconteceu nos últimos dias em Sintra e em Coimbra, o que resultou em
grandes ajuntamentos de utentes e, em alguns casos, em várias horas de
espera para serem atendidos.Segundo a
`task force´, desde 23 de abril, dia em que entrou em funcionamento o
portal destinado ao auto agendamento para a vacinação, cerca de 206 mil
pessoas já se inscreveram para tomar a vacina contra a Covid-19.“Com
a entrada da fase 2 do plano de vacinação e uma maior disponibilidade
de vacinas por parte das empresas farmacêuticas fornecedoras, o ritmo de
vacinação encontra-se em aumento significativo, prevendo-se, nas
próximas semanas, atingir um ritmo diário de cerca de 100 mil
inoculações”, reiterou a mesma fonte.Para
atingir este objetivo, foi criado um novo processo de agendamento,
passando de um sistema local, controlado pelas diversas administrações
regionais de saúde a agrupamentos de centros de saúde, para um sistema
misto.Este novo sistema, de acordo com a
`task force´ que coordenada a vacinação, é constituído por uma “parte
local e uma parte controlada centralmente, onde é possível, por exemplo,
a realização de auto agendamento por parte do utente”.De
acordo com a estrutura coordenada por Gouveia e Melo, esta mudança tem
levado a um incremento “muito significativo de agendamentos” e à
libertação de profissionais de saúde que se encontravam envolvidos no
agendamento local, contribuindo para o aumento do ritmo de vacinação.“Sem
esta mudança não seria possível atingir o ritmo de vacinação
necessário”, assegurou ainda a `task force´ à Lusa, ao considerar que
neste processo de mudança de sistema, “maciço e complexo, é normal que
decorram perturbações pontuais”.O portal
do auto agendamento permite que os utentes com mais de 65 anos - faixa
etária que está a ser vacinada independentemente de qualquer doença -
possam escolher o dia e o ponto de vacinação em que pretendem ser
vacinados.No caso de não haver vagas
disponíveis, os utentes podem optar por ficar em lista de espera naquele
ponto de vacinação ou escolher uma data noutro ponto de vacinação. O
sistema prevê que o utente receba uma mensagem SMS com a hora precisa em
que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido.