Subsidiar transporte de carga nos Açores é “fazer prova prática” da coesão nacional
12 de abr. de 2021, 15:17
— Lusa/AO Online
O deputado eleito pelo
círculo dos Açores falava em Ponta Delgada após uma reunião com a
Câmara de Comércio e Indústria (CCIPD) daquela cidade.Paulo
Moniz reuniu-se com aquela instituição para apresentar o projeto
social-democrata que “visa introduzir uma indemnização compensatória
para o transporte marítimo de carga entre o continente e os Açores e
entre as ilhas dos Açores”, uma “preocupação” da CCIPD.“Isso
é que é fazer prova e prática do conceito de coesão territorial.
Ninguém deve ser prejudicado por viver nas Flores, no Faial ou no Corvo
em termos de transporte”, afirmou o parlamentar aos jornalistas.O
parlamentar salientou que a proposta pretende que o valor praticado
para São Miguel naquele tipo de transporte (que apresenta um “desconto
de 50%”) seja aplicado para as outras ilhas açorianas, sendo o
“diferencial assumido pelo Governo central”.“Exibir
um sentimento de coesão nacional é assumir esse sobrecusto. No
interilhas, entre duas quaisquer ilhas, propusemos que o preço a
praticar para transporte interilhas fosse o mais baixo para a mesma
mercadoria entre duas quaisquer ilhas”, acrescentou.E
prosseguiu: “São princípios que traduzem na prática económica a coesão
territorial. A coesão territorial não deve ser o chavão, uma palavra que
se usa quando dá jeito. Deve ser uma expressão de unidade nacional, que
se consubstancia na comparticipação de custos”.Paulo
Moniz disse ainda esperar que a proposta seja discutida em plenário da
Assembleia da República com a “maior brevidade”, aguardando que os
outros partidos votem favoravelmente a iniciativa.A 07 de abril foi anunciado que o deputado do PSD/Açores na Assembleia da
República Paulo Moniz entregara uma proposta que prevê a
comparticipação do Estado no serviço público de transporte marítimo de
carga entre ilhas, como acontece com o transporte aéreo de passageiros.Na
proposta do PSD, consultada pela agência Lusa, lê-se que o “preço
final do frete de um contentor para o cliente deverá ser idêntico para
todas as ilhas”, sendo que no caso de carga contentorizada “será
utilizado como referencial o melhor preço praticado na data para a ilha
de São Miguel”.No caso de carga geral
entre as ilhas açorianas, “será utilizado como referencial o melhor
preço praticado entre duas quaisquer ilhas”.“Para
a subsidiação referida nos pontos anteriores será inscrito anualmente
no Orçamento do Estado o montante global de 10 milhões de euros, o qual
será atualizado em cada ano em função da execução do ano anterior”,
lê-se ainda na proposta social-democrata.