Liga dos Campeões
Sporting conseguiu a sua primeira vitória como visitante
O Sporting conseguiu a sua primeira vitória como visitante na Liga dos Campeões de futebol, ao bater o Dínamo de Kiev, por 2-1, em jogo da segunda jornada do Grupo F da competição.

Autor: Susete Rodrigues

Numa partida em que as defesas estiveram em plano menos positivo, acabaram por ser três centrais a marcar os três golos: Tonel inaugurou o marcador, aos 14 minutos, Vaschuk empatou, aos 29, e Polga deu a vitória aos leões, à passagem do minuto 38.

Apesar do maior domínio inicial dos ucranianos acabou por ser o Sporting a adiantar-se no marcador, aos 13 minutos, com um golo de Tonel, na sequência de um canto apontado por Liedson. Contudo, o lance do golo leonino parece ter sido precedido de falta, com o central português a entrar com o pé em riste na disputa de bola com o guarda-redes Shovkovkiy, ficando a sensação de que o esférico terá sido introduzido na baliza com a mão. Apesar da vantagem, o Sporting manteve-se nervoso, em especial nos sectores mais recuados, que concediam muito espaço aos adversários. Acabou por ser num lance em que a defesa do Sporting ficou a ver jogar que o Dínamo de Kiev chegou ao empate por intermédio do líbero Vaschuk, que recebeu um passe de calcanhar do central Gavrancic e, solto no interior da área, rematou para o fundo das redes. Mas não foi apenas o Sporting a cometer erros defensivos, uma vez que os leões regressariam à vantagem, aos 37 minutos, por Polga.

O segundo período começou com um erro da defesa ucraniana, que permitiu mais um roubo de bola a Liedson, que, desta feita, assistiu para um remate de Yannick parado por Shovkovskiy.

A partir daqui, o Sporting desapareceu um pouco em termos ofensivos e surgiu na baliza dos leões um inspirado Stojkovic, que, com três excelentes intervenções, segurou o empate. Aos 65m, Corrêa testou de longe os reflexos do guarda-redes sérvio, dois minutos depois foi a vez de Kleber testar Stojkovic, após um mau atraso de Veloso. Já em tempo de descontos, o Sporting sofreu dois calafrios, num remate na pequena área de Rincón, que passou por cima da baliza de Stojkovic, que poucos instantes depois ia “borrando a pintura”, com uma saída em falso no canto. Com este triunfo, o Sporting mantém-se na luta pelo apuramento, com os mesmos pontos que a AS Roma, que perdeu (1-0) no terreno do Manchester United.