Ensino superior
Sócrates anuncia aumento para bolsas de acção social escolar
O primeiro-ministro, José Sócrates anunciou esta sexta-feira o aumento em 16 milhões de euros este ano da dotação orçamental para as bolsas de acção social escolar no ensino superior.

Autor: Lusa / AO online
A medida, explicou na sua intervenção no debate quinzenal na Assembleia da República, visa reforçar as “oportunidades para a frequência do ensino superior por parte de todos os estudantes, qualquer que seja a sua condição económica”.

“Esta dotação permitirá manter o aumento extraordinário decidido em Julho do ano passado, garantindo o aumento do valor das bolsas em 10 por cento para todos os bolseiros e em 15 por cento para os bolseiros deslocados e alargando a cobertura da Acção Social Escolar a imigrantes. Tal como permitirá ainda aumentar o número de bolsas Erasmus de modo a duplicar o número de estudantes em mobilidade até ao final da legislatura”, disse.

Numa intervenção em que definiu a qualificação dos portugueses como “um verdadeiro desígnio nacional”, José Sócrates anunciou ainda que as metas acordadas entre o Governo e as instituições de ensino superior no designado “Contrato de Confiança”, assinado segunda-feira, serão objecto de uma “rigorosa avaliação externa anual”.