SNS24 atendeu em novembro 194 mil chamadas e encaminhou 56 mil doentes para urgências
6 de dez. de 2022, 12:53
— Lusa/AO Online
Apesar
deste aumento de chamadas para o Centro de Contacto do Serviço Nacional
de Saúde (808 24 24 24), estes números ainda estão abaixo dos picos do
período pandémico, referem os Serviços Partilhados do Ministério da
Saúde (SPMS) numa resposta enviada à Lusa.De
acordo com os dados, 2022 é o ano com o maior número de chamadas
atendidas de sempre, tendo já ultrapassado os 8,7 milhões de chamadas. Em
2021 foram atendidas mais de seis milhões de chamadas e em 2020 mais de
quatro milhões. Em 2019, ano antes da pandemia, o SNS 24 recebeu cerca
de 1,5 milhões pedidos.O SNS 24 esteve
sujeito a uma intensa exposição pública durante a pandemia, quando foi a
primeira linha de apoio daqueles que procuraram ajuda clínica. “Desde
então, reforçou a sua dimensão e capacidade de atendimento de resposta,
em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos
modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança
clínica”, referem os SPMS. A linha SNS 24
tem profissionais que asseguram o atendimento de todos os serviços da
linha, contando com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos,
administrativos, dentistas e intérpretes de língua gestual portuguesa. Estes
profissionais distribuem-se pelos centros de contacto sediados em
Lisboa (2), Porto, Braga, Algarve, Covilhã, Coimbra e Vila Nova de Gaia
ou à distância, com equipamentos que lhes permitem prestar apoio à linha
SNS 24.