Autor: Susete Rodrigues
De acordo com nota de imprensa, o programa é dedicado a Mozart e à sua escrita para piano e para orquestra. Mozart é “muitas vezes visto como o ‘génio nato’, o prodígio divinamente inspirado, aquele que compunha com a facilidade como se fosse respirar”.
Na música de Mozart encontramos as maiores pérolas da história da música ocidental. Na sua curta vida de 33 anos o compositor foi capaz de escrever em todos os géneros, para todas as cores e para todos os sentidos.
“Wolfgang Amadeus Mozart é uma ligação direta entre a voz do universo e o papel onde escreveu música. Poderemos dizer que é a universalidade na música. Se a música universal existe, é a de Mozart, e isso acontece porque não deixa ninguém indiferente”.
Na noite de amanhã, o pianista Vasco Dantas, apresenta o Concerto n.º 20 para piano e orquestra. Trata-se de uma obra escrita em dezembro de 1785, altura em que “vivia em Viena e a cidade transbordava música e sofisticação”.
O concerto para piano estava entre os géneros de composição mais afamados da época. Num estilo de três andamentos, a obra circula entre o Allegro, Andante e Allegro.
Por seu turno, a Sinfonietta de Ponta Delgada vai interpreta a sinfonia “Praga”, uma obra composta, em 1796. A criação desta sinfonia não foi inspirada na cidade que lhe deu o nome. Historiadores referem que o “título deve-se à circunstância de ter sido estreada em Praga, no início do ano de 1787”.
Saliente-se que o pianista Vasco Dantas, nasceu no Porto, obteve mais de 50 prémios e distinções em concursos internacionais. Após as suas estreias no Hong Kong City Hall e na Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky, em Moscovo, em 2019 estreou-se em recital a solo no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Tocou também a solo com outras orquestras.
Vasco Dantas é regularmente convidado a lecionar em masterclasses e festivais internacionais. É ainda diretor artístico do ‘Algarve Music Series’, um festival de música de câmara na região algarvia. As suas digressões já o levaram a inúmeras salas de espetáculo nos cindo continentes.