Sindicato dos controladores aéreos marca 2 períodos de greve para 10 de outubro
O Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo (SINCTA) anunciou hoje que vai avançar para a greve a 10 de outubro, uma paralisação que decorrerá das 07:00 às 09:00 e das 15:00 às 17:00.

Autor: Lusa/AO online

 

Em comunicado, o sindicato adianta que o pré-aviso de greve “já foi entregue às entidades competentes" e que "os serviços mínimos serão assegurados conforme o que está previsto no acordo existente sobre esta matéria”.

A greve será realizada no âmbito de um protesto europeu, organizado pela Federação Europeia de Sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo (ATCEUC) e denominado ‘Action Day’ [Dia de Ação, em português], contra o Céu Único Europeu II.

O SINCTA refere que, Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia já anunciaram paralisações para o dia 10 de outubro.

O sindicato acrescenta que na Bélgica, na Irlanda, na Holanda e na Suíça “estão previstas outras iniciativas que terão um impacto operacional muito relevante”, sem adiantar mais pormenores.

O SINCTA cita a ATCEUC para referir que estas iniciativas vão “condicionar o movimento dos aviões nos céus europeus”.

O Céu Único Europeu II, uma iniciativa da Comissão Europeia, visa "tornar os voos mais seguros, mais ecológicos e mais pontuais", permitindo que as companhias aéreas reduzam em 16 milhões as emissões de dióxido de carbono, e diminuam os seus custos anuais "entre dois a três mil milhões de euros", de acordo com a informação divulgada por Bruxelas em junho.