Sindicato de Pilotos de Aviação Civil pede novo concurso para privatização da Azores Airlines
28 de nov. de 2023, 08:24
— Lusa/AO Online
“Sendo
a privatização da SATA Internacional [Azores Airlines] uma obrigação, o
SPAC sugere a realização de novo concurso, com critérios mais robustos e
exigentes para escolha de comprador, tendo em conta a idoneidade,
estabilidade financeira, experiência no setor da aviação e capacidade de
investimento evidenciada pelo futuro parceiro”, refere o sindicato, em
comunicado de imprensa.O sindicato adianta
que enviou uma carta aberta à administração da SATA e ao Governo
Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) a manifestar preocupação com o
processo de privatização em curso e com o futuro da companhia aérea.“O
reduzido número de concorrentes à privatização da SATA, apenas com dois
consórcios a apresentar propostas, é motivo bastante para apreensão. Ao
ser pouco disputada, esta operação levanta dúvidas sobre a sua efetiva
atratividade no mercado e sobre a sua viabilidade futura, com efeitos
diretos numa baixa valorização da empresa, caso o negócio se concretize
no atual cenário”, justifica.Segundo o
SPAC, os dois consórcios que participaram no concurso possuem um “perfil
empresarial longe do que seria o mais desejável”.“Estes
factos poderão limitar negativamente a capacidade da SATA de manter os
seus elevados níveis de serviço no futuro, comprometendo a sua
capacidade de crescimento operacional e comercial, impedindo-a de
continuar a garantir emprego e a gerar de riqueza para a região e para a
economia nacional”, alerta.O sindicato
alega também que o processo de seleção do único concorrente que
permanece na corrida levanta “dúvidas sobre a robustez e validade” do
concurso.“Recebeu do júri do concurso uma
pontuação que consideramos ser insatisfatória (apenas 47 em 100 pontos
possíveis), e aparenta uma capacidade de investimento questionável, algo
que coloca em risco o desenvolvimento futuro da SATA Internacional, no
mercado internacional fortemente competitivo em que opera”, aponta.Perante
o que considera uma “manifesta falta de condições para garantir o
futuro da SATA Internacional no processo atual de privatização”, o SPAC
recomenda à empresa e ao executivo “o imediato cancelamento do processo,
para uma revisão aprofundada da operação e adoção de critérios de
seleção mais rigorosos, para o perfil dos futuros investidores”.O
sindicato sugere ainda a realização de um “road show”, para “promover a
companhia e um novo concurso para privatização, atraindo concorrentes e
investidores em maior número e mais adequados aos interesses da SATA e
da Região Autónoma dos Açores”.A Azores
Airlines encontra-se em processo de privatização, prevendo-se uma
alienação no mínimo de 51% e no máximo de 85% do capital social da
companhia.Em outubro, o júri do concurso
público excluiu um dos concorrentes, no relatório intercalar, alegando
que não cumpria “as condições materiais” e que a proposta não era
“definitiva, firme, nem vinculativa”.O
outro consórcio “cumpria as condições materiais”, com base na notação do
caderno de encargos, tendo-lhe sido atribuída uma nota de 46,69 em 100
possíveis, equivalente a “suficiente”.Em
junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa
para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de
euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma
reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de
controlo (51%).