Shuttle da Lagoa do Fogo ainda sem data para começar

Hoje 09:30 — Nuno Martins Neves

A assinatura do contrato para o serviço de shuttle da Lagoa do Fogo será assinado na próxima segunda-feira, revelou a secretária regional do Turismo, Infraestruturas e Mobilidade, em declarações ao Açoriano Oriental, à margem da visita às obras dos centros de saúde da Maia e Livramento/São Roque.Segundo Berta Cabral, após esse procedimento, fica a faltar o visto do Tribunal de Contas, antes do autocarro poder começar a transportar turistas entre a Caldeira Velha, na Ribeira Grande, e a Casa da Água, na Lagoa, que pretendam visitar a Lagoa do Fogo.Nos últimos anos, o serviço iniciou-se a 15 de junho, prolongando-se até 30 de setembro, o que não aconteceu este mês, motivando críticas por parte do Partido Socialista dos Açores, que apontou falta de planeamento ao Governo Regional.“A Lagoa do Fogo é um dos espaços naturais mais emblemáticos dos Açores e uma das principais atrações turísticas da ilha de São Miguel. A elevada procura deste local é conhecida há vários anos e, por isso, é difícil compreender que, numa fase de maior afluência, continue sem estar disponível um serviço que já foi utilizado anteriormente para responder a esse desafio”, afirmou a deputada Marlene Damião, citada em nota de imprensa.Segundo a secretária regional, o atraso deve-se à maior morosidade nos concursos públicos. “Nós temos que respeitar o código da contratação pública: sabemos que um concurso público leva, em regra, seis meses, mas agora está a levar mais, muito mais. Hoje em dia há muita gente a concorrer para todos os concursos e todos reclamam, porque todos querem ganhar, e isso tem prazos. Tem prazos que nós temos que respeitar e atrasou um pouco”, afirmou.A assinatura do contrato com a empresa vencedora, contudo, já tem data, na próxima segunda-feira, seguindo-se depois para o Tribunal de Contas, razão pela qual Berta Cabral não adianta qualquer prazo para o início da operação de shuttle.