Shuttle da Lagoa do Fogo ainda sem data para começar
Hoje 09:30
— Nuno Martins Neves
A assinatura do contrato para o serviço de shuttle da Lagoa do Fogo será
assinado na próxima segunda-feira, revelou a secretária regional do
Turismo, Infraestruturas e Mobilidade, em declarações ao Açoriano
Oriental, à margem da visita às obras dos centros de saúde da Maia e
Livramento/São Roque.Segundo Berta Cabral, após esse procedimento,
fica a faltar o visto do Tribunal de Contas, antes do autocarro poder
começar a transportar turistas entre a Caldeira Velha, na Ribeira
Grande, e a Casa da Água, na Lagoa, que pretendam visitar a Lagoa do
Fogo.Nos últimos anos, o serviço iniciou-se a 15 de junho,
prolongando-se até 30 de setembro, o que não aconteceu este mês,
motivando críticas por parte do Partido Socialista dos Açores, que
apontou falta de planeamento ao Governo Regional.“A Lagoa do Fogo é
um dos espaços naturais mais emblemáticos dos Açores e uma das
principais atrações turísticas da ilha de São Miguel. A elevada procura
deste local é conhecida há vários anos e, por isso, é difícil
compreender que, numa fase de maior afluência, continue sem estar
disponível um serviço que já foi utilizado anteriormente para responder a
esse desafio”, afirmou a deputada Marlene Damião, citada em nota de
imprensa.Segundo a secretária regional, o atraso deve-se à maior morosidade nos concursos públicos. “Nós
temos que respeitar o código da contratação pública: sabemos que um
concurso público leva, em regra, seis meses, mas agora está a levar
mais, muito mais. Hoje em dia há muita gente a concorrer para todos os
concursos e todos reclamam, porque todos querem ganhar, e isso tem
prazos. Tem prazos que nós temos que respeitar e atrasou um pouco”,
afirmou.A assinatura do contrato com a empresa vencedora, contudo,
já tem data, na próxima segunda-feira, seguindo-se depois para o
Tribunal de Contas, razão pela qual Berta Cabral não adianta qualquer
prazo para o início da operação de shuttle.