Sessão solene assinala 47 anos da Universidade dos Açores

Universidade dos Açores realiza quarta-feira, 11 janeiro, uma sessão solene na Aula Magna do campus de Ponta Delgada, em comemoração dos seus 47 anos de existência


Autor: Ana Carvalho Melo

A Universidade dos Açores comemorou ontem 47 anos de existência. Para marcar a ocasião, decorre amanhã, às 15h00, uma sessão solene na Aula Magna do campus de Ponta Delgada, com transmissão para os campus de Angra do Heroísmo e Horta.

A cerimónia contará com a participação de várias entidades externas e internas, bem como com três momentos musicais do Trio Jazz MPM.

Na ocasião, a reitora da Universidade dos Açores irá homenagear os estudantes que concluíram as suas licenciaturas com as melhores classificações e outros membros da comunidade académica.

A Universidade convida toda a comunidade académica e público em geral a participar na celebração, que será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Universidade dos Açores no YouTube.

O programa da cerimónia tem início pelas 14h00 com a receção dos convidados na Aula Magna, sendo que o cortejo entrará no edifício pelas 15h00.

A partir das 15h15 começam as intervenções das diversas entidades, as quais se vão iniciar pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, seguindo-se a secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; o presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Luís Garcia; o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino; e a presidente da direção da Associação Académica da Universidade dos Açores, Daniela Faria.

Discursam em seguida o presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira, e a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.

Nesta cerimónia será ainda entregue o “Prémio Ana Neto”, instituído em homenagem a Ana Neto, professora associada da Universidade dos Açores e investigadora do Azorean Biodiversity Group, do Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes - ce3c, que faleceu em 2021.