"Serviços isolados de comunicações são mais caros e piores do que em pacote"
12 de abr. de 2021, 17:06
— Lusa/AO Online
“Em
Portugal, as ofertas de serviços isolados, ou ofertas ‘single play’,
são relativamente escassas, comparativamente com as ofertas em pacote e
também em alguns casos no quadro internacional”, indicou, em
comunicado, a Anacom, citando dados do seu primeiro relatório sobre as
ofertas 1P.Segundo o regulador, nem todos
os operadores disponibilizam “um leque completo” destas soluções para os
serviços fixos “considerados individualmente”. Por
outro lado, as mensalidades mínimas são, por norma, mais caras quando
comparadas com as ofertas em pacote e a sua qualidade “tem evoluído
menos”. A diferença entre a mensalidade
mínima das ofertas 1P e em pacote, em 2020, era quase sempre superior a
10 euros, apontou o regulador, acrescentando que este valor duplicava no
caso das ofertas 4P e 5P. A diferença
tem, no entanto, vindo a reduzir-se nas ofertas 3P, mas aumentado nas
ofertas 4P e 5P (pacotes de serviços mais caros). “Numa
comparação internacional de 23 prestadores europeus (dos quais 11 com
ofertas 1P), a diferença entre a soma das mensalidades dos serviços
isolados e a mensalidade mínima de um pacote 4P variava entre – 33% e
+43%. As ofertas 1P só são mais baratas do que os pacotes quando têm
atributos muito inferiores aos das ofertas em pacote”, sublinhou. Já
no que se refere às velocidades de ‘donwnload’ das ofertas 1P do
serviço de acesso à internet, a Anacom verificou que, em 2020, eram
inferiores às velocidades das ofertas em pacote. A
velocidade média de ‘download’ das ofertas em pacote, subscritas por
clientes residenciais, era de cerca de 155 Mbps (megabite por segundo),
enquanto a das ofertas isoladas situava-se em 50 Mbps. Nos
últimos cinco anos, a velocidade média das ofertas em pacote mais do
que duplicou (112%), enquanto a das ofertas 1P cresceu 11%. Entre
os 13 prestadores que ofereciam banda larga fixa de forma isolada, no
universo dos 23 prestadores internacionais, os portugueses
encontravam-se entre a 7.ª e a 9.ª posição da avaliação das velocidades
de ‘download’ medianas mais elevadas. As
velocidades de ‘download’ medianas das ofertas isoladas dos prestadores
portugueses, por seu turno, estavam entre as que apresentavam maiores
“desvios negativos” face à velocidade mediana das ofertas em pacote. No
que concerne à oferta de serviços de televisão em Portugal, o número
médio de canais incluindo nas ofertas subscritas por clientes
residenciais do serviço de distribuição do sinal de TV por subscrição
era de 72 no caso das ofertas isoladas e de 148 nas ofertas em pacote.Dentro
deste estudo, entre os sete prestadores europeus considerados que
oferecem este serviço de forma isolada, os operadores portugueses com
estas ofertas fixavam-se no 3.º e no 5.º lugar na avaliação da mediana
do número de canais.No sentido oposto
àquilo que se verifica no caso dos atributos das ofertas dos serviços
fixos, “os ‘plafonds’ de tráfego de dados móveis das ofertas 1P eram
superiores aos das ofertas em pacote”. As
ofertas individualizadas de internet no telemóvel apresentavam, em
média, plafonds de tráfego (sete gigabites - GB), superiores aos das
ofertas em pacote (três GB).“O plafond
médio de tráfego das ofertas 1P de banda larga móvel isolada (14 GB) era
também superior ao valor das ofertas em pacote (7GB). No caso destes
serviços, o número de ofertas 1P, embora tenha iniciado uma trajetória
descendente, representa ainda entre 60% e 70% dos acessos móveis”,
notou. No documento, a Anacom listou também as principais vantagens e desvantagens aos pacotes de serviços de comunicações. Do
lado das vantagens inclui-se, do ponto de vista dos prestadores,
poupanças de custos associadas a “economias de escala e de gama e
simplificação da distribuição e do marketing”, descontos para os
consumidores resultantes da alocação de custos fixos a vários serviços,
fatura única, possibilidade da redução da complexidade, bem como a
integração de serviços e a hipótese de utilizá-los em diversos
equipamentos. Entre as desvantagens
encontram-se faturas mais complexas, possibilidade da comparação entre a
oferta de preços e serviços ser mais difícil e restrição das escolhas
de consumidores. No âmbito destes pacotes,
os prestadores podem ainda alavancar o seu poder de mercado, aumentar
custos de mudança de prestador, desencorajando a compra de ofertas
isoladas e mitigar a capacidade concorrencial de prestadores isolados.