SATA estima terminar 2018 com prejuízos "similares ou ligeiramente superiores" a 2017

30 de out. de 2018, 17:39 — Lusa/AO Online

“A nossa estimativa para 2018 ao nível dos prejuízos é similar a 2017 ou ligeiramente superior e, conforme o plano para 2019, estamos convictos que os prejuízos irão reduzir em 50 ou mais por cento para que, a partir de 2020, se continue a fazer essa redução e então, em 2021, atingir o objetivo de obter um lucro operacional”, afirmou António Teixeira, em declarações aos jornalistas.O presidente da SATA falava, em Ponta Delgada, após uma audição de mais de quatro horas, na Comissão Eventual de Inquérito ao Setor Público Empresarial Regional e Associações Sem fins Lucrativos Públicas.O responsável já tinha sido ouvido em sede da mesma comissão a 13 de setembro, voltando esta terça-feira ao parlamento, numa inquirição requerida pelo PS.O grupo SATA apresentou em 2017 um prejuízo de 41 milhões de euros.Frisando que “a viabilização é possível”, o presidente da SATA, referiu aos deputados que, “em 2018, os prejuízos serão ligeiramente superiores aos de 2017”.Aos jornalistas, António Teixeira acrescentou ainda que é a Azores Airlines que está “a contribuir mais” para o prejuízo da empresa, acrescentando que “as causas são as mesmas que em 2017”.O presidente da SATA disse, no entanto, que o grupo estima "ter concluída a definição da reestruturação financeira em novembro".“Estão a ser tomadas todas as medidas possíveis em conjunto com o acionista (o Governo dos Açores) no sentido de obter um financiamento para resolver os principais problemas a nível de tesouraria e estamos a trabalhar neste momento com a urgência possível para que, durante o mês de novembro, esta situação fique resolvida”, explicou, sem especificar para já qual o montante deste empréstimo.António Teixeira sustentou que o objetivo “é criar liquidez à SATA para que, depois deste reequilíbrio financeiro”, se possa “conseguir trabalhar intensivamente na eficiência ao nível operacional e a reestruturação e verticalização da organização”.A transportadora islandesa Loftleiðir Icelandic apresentou uma proposta para a aquisição de 49% do capital social da Azores Airlines após ter sido pré-qualificada na primeira fase do processo.O grupo SATA anunciou em 17 de abril que a empresa foi pré-qualificada para a segunda fase do processo de negociação da alienação de 49% do capital social da Azores Airlines.Quanto ao tema da privatização, o presidente da SATA esclareceu os deputados que o único concorrente "solicitou formalmente a 17 de outubro um conjunto de informações".“Se o parecer final técnico-jurídico for no sentido de a SATA ter que disponibilizar essa informação mais pormenorizada, será facultada”, adiantou. O presidente da SATA adiantou também que “existe cerca de quatro milhões de euros de dívida à SATA que ainda não foi certificada pelo Governo regional”, mas que a empresa está “a trabalhar” com o executivo “no sentido de se chegar a uma conclusão para que esta despesa pública possa ser certificada” e ser paga.