SATA estima terminar 2018 com prejuízos "similares ou ligeiramente superiores" a 2017
30 de out. de 2018, 17:39
— Lusa/AO Online
“A
nossa estimativa para 2018 ao nível dos prejuízos é similar a 2017 ou
ligeiramente superior e, conforme o plano para 2019, estamos convictos
que os prejuízos irão reduzir em 50 ou mais por cento para que, a partir
de 2020, se continue a fazer essa redução e então, em 2021, atingir o
objetivo de obter um lucro operacional”, afirmou António Teixeira, em
declarações aos jornalistas.O
presidente da SATA falava, em Ponta Delgada, após
uma audição de mais de quatro horas, na Comissão Eventual de Inquérito
ao Setor Público Empresarial Regional e Associações Sem fins Lucrativos
Públicas.O
responsável já tinha sido ouvido em sede da mesma comissão a 13 de
setembro, voltando esta terça-feira ao parlamento, numa inquirição requerida pelo
PS.O grupo SATA apresentou em 2017 um prejuízo de 41 milhões de euros.Frisando
que “a viabilização é possível”, o presidente da SATA, referiu aos
deputados que, “em 2018, os prejuízos serão ligeiramente superiores aos
de 2017”.Aos
jornalistas, António Teixeira acrescentou ainda que é a Azores Airlines
que está “a contribuir mais” para o prejuízo da empresa, acrescentando
que “as causas são as mesmas que em 2017”.O presidente da SATA disse, no entanto, que o grupo estima "ter concluída a definição da reestruturação financeira em novembro".“Estão
a ser tomadas todas as medidas possíveis em conjunto com o acionista (o
Governo dos Açores) no sentido de obter um financiamento para resolver
os principais problemas a nível de tesouraria e estamos a trabalhar
neste momento com a urgência possível para que, durante o mês de
novembro, esta situação fique resolvida”, explicou, sem especificar para
já qual o montante deste empréstimo.António
Teixeira sustentou que o objetivo “é criar liquidez à SATA para que,
depois deste reequilíbrio financeiro”, se possa “conseguir trabalhar
intensivamente na eficiência ao nível operacional e a reestruturação e
verticalização da organização”.A
transportadora islandesa Loftleiðir Icelandic apresentou uma proposta
para a aquisição de 49% do capital social da Azores Airlines após ter
sido pré-qualificada na primeira fase do processo.O
grupo SATA anunciou em 17 de abril que a empresa foi pré-qualificada
para a segunda fase do processo de negociação da alienação de 49% do
capital social da Azores Airlines.Quanto
ao tema da privatização, o presidente da SATA esclareceu os deputados
que o único concorrente "solicitou formalmente a 17 de outubro um
conjunto de informações".“Se
o parecer final técnico-jurídico for no sentido de a SATA ter que
disponibilizar essa informação mais pormenorizada, será facultada”,
adiantou. O
presidente da SATA adiantou também que “existe cerca de quatro milhões
de euros de dívida à SATA que ainda não foi certificada pelo Governo
regional”, mas que a empresa está “a trabalhar” com o executivo “no
sentido de se chegar a uma conclusão para que esta despesa pública possa
ser certificada” e ser paga.