SATA e APAVT consideram agências de viagens como solução natural no apoio ao cliente
20 de ago. de 2024, 17:04
— Lusa
Num comunicado conjunto,
as duas organizações revelam que estiveram reunidas na segunda-feira
com o intuito de “potenciar a cooperação e o apoio ao passageiro”.“As
duas entidades exploraram novas e melhores soluções para o futuro apoio
aos passageiros e clientes SATA, na sequência do reajustamento dos
canais de serviço ao cliente, recentemente implementado pelo grupo de
transporte aéreo açoriano”, lê-se na nota de imprensa.Perante
o fecho das lojas nas zonas urbanas dos Açores, decidido pela
administração da transportadora, a SATA e APAVT concluíram que a rede
das agências de viagens é a “solução natural” para apoiar os
passageiros.“Concluíram, SATA e APAVT, que
a rede de agências de viagens constitui, neste âmbito, uma solução
natural. Assim, as duas organizações irão colaborar no sentido de
potenciar a utilização de canais de atendimento da companhia aérea
(‘contact center’ ou lojas de aeroporto), bem como fomentar a opção por
agências de viagens”, destacam.Citado no
comunicado, o presidente do grupo SATA, Rui Coutinho, considera os
agentes de viagens como “parceiros fundamentais” para a companhia de
aviação açoriana.“Este encontro
permitiu-nos analisar, em conjunto, as principais alterações que foram
surgindo nas últimas semanas, na sequência das decisões de reajustamento
do nosso serviço ao cliente. É um trabalho que queremos continuar a
desenvolver em conjunto”, afirma.Já o
presidente da APAVT adianta que a reunião permitiu “avançar numa série
de pontos da agenda”, que não incluiu “qualquer alteração nos acordos
financeiros em vigor entre a SATA e as agências de viagens”.“Foi
um excelente momento de aproximação e de diálogo franco entre as duas
entidades. Somos ‘players’ muito fortes no arquipélago e é bom para o
turismo que consigamos dialogar e encontrar soluções comuns para os
desafios do momento”, defende Pedro Costa Ferreira.A
SATA anunciou em 19 de julho uma reorganização, a partir de agosto, do
modelo de atendimento, concentrando os serviços de venda de bilhetes,
reservas e informações nos balcões do aeroporto e atendimento
telefónico, em vez das lojas.Após o
anúncio de encerramento das lojas nas zonas urbanas, que motivou
críticas das autarquias e partidos, o presidente da SATA revelou que os
serviços das lojas iriam ser transferidos para a Rede Integrada de Apoio
ao Cidadão (RIAC), o que levantou dúvidas de legalidade por parte de
associações empresariais, sindicatos e partidos.Em
01 de agosto, a APAVT manifestou surpresa pela “inusitada e
incompreensível decisão” do fecho de balcões de atendimento da SATA e
revelou que iria averiguar a legalidade da venda de bilhetes "por um
organismo público".Cinco dias mais tarde, o
presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, admitiu que a
venda de bilhetes da SATA por parte da RIAC poderá não vir a
concretizar-se, pelo menos em todas as ilhas.