Autor: Nuno Martins Neves
De acordo com a companhia aérea regional, em resposta a questões
colocadas pelo Açoriano Oriental, esta foi a última fase de
implementação do projeto de revisão total do modelo de serviço a bordo,
que se iniciou em abril de 2025, e que consta do plano de
sustentabilidade da transportadora.
De recordar que, a partir desta
data, a Azores Airlines deixou de oferecer refeições nos voos para
Portugal Continental e Europa, com os passageiros a terem a opção de
comprar refeições a bordo. Agora, são os voos de longo curso que também
passam a ser abrangidos pelo modelo “Buy On Board.
Questionada sobre o
impacto estimado pela poupança, a Azores Airlinesrefere que a medida
“deverá ser analisado à luz dos objetivos e do período temporal
definidos no plano e não de forma isolada”.
No entanto, ao jornal
chegaram queixas de passageiros pelo fim deste serviço de cortesia que a
Azores Airlines praticava. Entre elas, a de uma mulher norte-americana
que comprou a sua passagem em junho e diz ter sido informada da mudança
da política de refeições a bordo duas semanas antes do voo, mas que
esperava que a companhia tivesse em conta as pessoas que tinham comprado
o bilhete com a refeição ainda incluída.
Segundo pesquisa, a maior
parte das companhias aéreas que realiza voos de longo curso - como a TAP
Portugal, por exemplo - continua a prestar este serviço de cortesia.