Atletismo
São Silvestre de Ponta Delgada ganha por atletas olímpicos
A 45ª edição da Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada foi ganha pelos atletas olímpicos Rui Pedro Silva e Jessica Augusto

Autor: Arthur Melo

Rui Pedro Silva e Jessica Augusto, atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, sagraram-se ontem à noite vencedores da 45ª Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada.

O atleta do Sporting finalizou os 10 mil metros do percurso com o tempo de 29m33s, terminando com uma vantagem de 12 segundos para o segundo classificado e vencedor da edição do ano passado, Jorge Pinto.

Rui Pedro Silva, no final da sua prova, salientou as dificuldades que o percurso apresenta, destacando o "facto de grande parte do percurso ser em calçada, o que dificulta ainda mais".

Desde o início até ao final dos 10 mil metros que o atleta leonino comandou a prova, sublinhando que "na primeira dificuldade do percurso aproveitei para ganhar alguns metros aos meus adversários e, depois, foi só gerir até ao fim".

O pódio entre os masculinos encerrou com José Moreira, que gastou mais 22 segundos que o vencedor.

António Raposo, do Operário, foi o melhor atleta açoriano na prova.

Em femininos, a campeã europeia por equipas de crosse fixou um novo recorde no percurso de cinco mil metros, cortando a linha de meta instalada junto às Portas da Cidade com o tempo de 16m05s, tendo Sandra Teixeira (Sporting) chegado 59 segundos depois. No terceiro posto classificou-se Selma Bonfim (Joma), que gastou 17m39s.

Bastante satisfeita e muito sorridente, a atleta que deixou de representar o Maratona, começou por recordar que esta foi a sua quarta participação em provas de atletismo na ilha (a primeira, há oito anos, foi na Grande Corrida de Atletismo Água de Pau - Lagoa), não escondendo que obteve "uma vitória fácil porque a minha especialidade são os cinco mil metros. Sofri porque o percurso é duro, queria fazer um teste a mim própria e bater o recorde e acabou por ser fácil", salientou Jessica Augusto.

Olinda Pereira, do Núcleo Sportinguista de São Miguel e Santa Maria, na sétima posição, foi a melhor atleta açoriana na prova que, à partida, contou com 228 atletas.

A anteceder a corrida, a segunda São Silvestre mais antiga em realização do país, realizou-se, pelo segundo ano consecutivo, uma Caminhada, que contou com cerca de 50 participantes, que percorreram sensivelmente 2,5 mil metros pela baixa de Ponta Delgada.

Fernanda Ribeiro, como madrinha da prova, teve a honra de dar o tiro de partida à corrida que "gostaria de ter participado mas, um dia, a minha carreira tinha que terminar", agradecendo o carinho dos micaelenses.