Santa Maria triplicou internados num mês, mas metade chegou por outras causas
Covid-19
25 de jan. de 2022, 14:26
— Lusa/AO Online
Segundo
disse à Lusa fonte hospitalar, cerca de metade dos 115 doentes
internados em Santa Maria nas áreas covid entraram no hospital por
outros motivos, designadamente por descompensações de outras doenças que
têm ou para cirurgias.“Os doentes são
todos testados antes do internamento e, quando testam positivo, nos
casos em que a cirurgia não pode ser feita uma ou duas semanas depois,
os doentes ficam, são operados e no pós-operatório recuperam em
enfermarias”, explicou a fonte, sublinhando que, quando a cirurgia pode
ser feita num curto espaço de tempo, os doentes vão para casa e depois
são novamente chamados.A mesma fonte
acrescentou que o Santa Maria abriu três novas enfermarias num espaço de
um mês e que, neste momento, estão internados 115 doentes, 16 dos quais
em unidades de cuidados intensivos.Uma
destas novas enfermarias serve exatamente para doentes que estão a
recuperar de cirurgias a que foram submetidos depois de terem sido
internados e testado positivo.Depois do
período pós-Natal, em que o Santa Maria tinha cerca de 40 doentes
internados em áreas covid, a procura nas urgências disparou e o hospital
chegou a atender 600 doentes/dia, 150 dos quais nas urgências de
doenças respiratórias e com suspeita de Covid.O
hospital tem agora um total de seis enfermarias (cerca de 110 camas),
três delas abertas nas últimas duas a três semanas. Há ainda 16 doentes
internados em unidades de cuidados intensivos.Até ao momento, segundo fonte hospitalar, a atividade assistencial não foi afetada pela pressão dos internamentos.