Santa Maria recebe congresso internacional para mostrar “centralidade das ilhas açorianas”
17 de out. de 2019, 10:05
— Lusa/AO Online
"Santa
Maria foi a escolha óbvia porque a temática do colóquio deste ano incide
também sobre os primórdios da aviação e, como se poderá verificar
também ao longo do documentário da RTP que será transmitido durante o
encontro, foi o aeroporto e a aviação que colocaram uma pequena ilha,
Santa Maria, no mapa do mundo", assinala à Lusa Ana Paula Pires, da
organização.Segundo Ana Paula Pires, o
encontro procura "desmistificar o conceito de periferia mostrando a
centralidade das ilhas açorianas e a sua abertura à inovação e ao
mundo".Esta é a terceira edição do
congresso organizado pelo Instituto de História Contemporânea da
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
As anteriores também foram realizadas nos Açores, na Horta, ilha do
Faial, e em Ponta Delgada, São Miguel.A
terceira edição, que vai decorrer no Museu de Santa Maria, polo de Vila
do Porto, tem como um dos temas principais a aeronáutica nos Açores e
analisa a "relevância" que o arquipélago adquiriu "enquanto elemento
aglutinador da civilização ocidental" entre 1910 e 1974.
"Seja através da aeronáutica, de que a base das Lajes é talvez o
exemplo mais conhecido, ou de uma rede mundial de cabos submarinos em
que os Açores tinham um papel central, o arquipélago era um nó
estratégico das comunicações telegráficas entre a Europa e a América do
Norte", afirma Ana Paula Pires, apontando que "as laranjas dos Açores
eram consumidas na Rússia durante a primeira metade do século XIX e que o
ananás dos Açores era exportado para o mundo inteiro".Durante
as décadas de 20 e 30 do século passado, apesar de "bastante afetados"
economicamente pela I Grande Guerra, os Açores destacaram-se nas áreas
das "telecomunicações" e da "navegação área"."Ao
longo dos anos 20 e 30 nos Açores foram emergindo, no entanto, algumas
áreas estratégicas como as telecomunicações, com uma importância
fundamental num território descontínuo como é o arquipélago. Dada a sua
posição estratégica no oceano Atlântico, entre a Europa e a América do
Norte, os Açores assumiram também um papel fundamental no início da
navegação aérea transatlântica", avança.Durante
a II Guerra Mundial, apesar da neutralidade portuguesa, os Açores
tiveram uma posição de "destaque", defende a investigadora."Na
primavera de 1941, quando se temia um avanço das tropas alemães na
Península Ibérica, Oliveira Salazar chegou mesmo a ponderar a retirada
do Governo português para os Açores e Churchill [à data
primeiro-ministro britânico] considerou então ser necessário avançar com
a instalação de bases aéreas no arquipélago", destaca Ana Paula Pires,
afirmando que "em 1944 foi assinado entre os governos português e
norte-americano um acordo para a construção de um aeródromo em Santa
Maria".O congresso decorre ao longo de
todo o dia, é aberto ao público e contará com cinco conferências, a
apresentação de livros e a inauguração de uma exposição.