s
Roteiro “Açores com Futuro” promovido pelo parlamento chega à Graciosa

O presidente do parlamento açoriano desloca-se, a partir de quarta-feira, à ilha Graciosa, no âmbito do sexto encontro do roteiro "Açores com Futuro – Jovens que Inspiram", iniciativa para aproximar a Assembleia Legislativa a todas as ilhas.



Autor: Lusa

A iniciativa, que passa pelas nove ilhas açorianas, começou em setembro de 2024, com a realização do primeiro encontro na escola na ilha das Flores.

O roteiro chega agora à ilha Graciosa, segundo nota de imprensa divulgada pela presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), com a deslocação do presidente do parlamento açoriano, Luís Garcia, àquela ilha, até ao dia 10.

O sexto encontro do roteiro "Açores com Futuro – Jovens que Inspiram" arranca com uma visita a uma exploração de meloas e a uma exploração de gado bovino.

Na quinta-feira, Luís Garcia presidirá à sessão de abertura do roteiro "Açores com Futuro", no auditório da Escola Básica e Secundária da Graciosa, a que se seguirá uma palestra subordinada ao tema "Ilha Graciosa: Desafios e Oportunidades", com a participação de diversos agentes locais.

Da agenda da deslocação do presidente do parlamento açoriano consta ainda uma visita ao parque eólico Graciólica e a participação, na sexta-feira, nas comemorações do Dia da Europa, na Praça Fontes Pereira de Melo.

Ainda no âmbito do roteiro, o presidente da Assembleia Legislativa preside, no dia 10, à 2.ª Cerimónia Capitular da Confraria do Mel dos Açores, na Biblioteca Municipal da Graciosa.

O roteiro “Açores com Futuro” é uma iniciativa que "pretende destacar e celebrar jovens que, ao regressarem após períodos de estudo fora do arquipélago ou que, mesmo sem ter ingressado no ensino superior, conseguiram atingir sucesso no exercício das suas profissões", recordou o parlamento, na nota divulgada.

O projeto visa igualmente estimular os mais novos a fixarem-se no arquipélago.

O roteiro "é uma iniciativa que cumpre o propósito institucional do presidente de aproximar o parlamento açoriano a todas as ilhas, estabelecendo um contacto direto com os seus cidadãos e instituições".