Covid-19
Roménia retira limite de idade para a vacina da AstraZeneca

As autoridades de saúde romenas eliminaram o limite de idade para a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, que até agora era só administrada a pessoas com menos de 55 anos.


Autor: Lusa/AO Online

“Tomamos a decisão de dispensar o limite de idade para administrar a vacina da AstraZeneca”, comunicou o Comité Nacional para a Coordenação de Atividades Relacionadas com a Vacinação (CNCAV).

A decisão baseou-se em novos dados científicos sobre os efeitos do fármaco e foi tomada depois de outros países europeus, como a Áustria e França, ou a Itália e Grécia, que decidirem também administrá-lo a idosos.

A medida foi aplicada depois de a Organização Mundial da Saúde recomendar inocular a vacina da AstraZeneca para todos os maiores de 18 anos, segundo o comunicado do CNCAV.

A Roménia, que tem 19,4 milhões de habitantes, já vacinou 1.174.218 pessoas com um dos três fármacos aprovados pela União Europeia (Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca).

Ao contrário de outros países da região, como a vizinha Hungria, a Roménia desistiu de comprar vacinas fabricadas na China ou na Rússia.