Juros/Dívida
Risco de Portugal recorrer a apoio financeiro "é elevado"
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta segunda-feira que o risco de Portugal recorrer ao apoio financeiro da União Europeia “é elevado” por se tratar de um desafio à estabilidade da zona euro.

Autor: Lusa/AO online
“O risco é elevado porque não estamos a enfrentar um problema nacional ou de um país isolado. São os problemas da Grécia, Portugal e Irlanda. Este não é um problema apenas deste país”, afirmou Teixeira dos Santos, em declarações ao jornal britânico Financial Times.

“Isto tem a ver com a zona euro e a estabilidade da zona euro, e é por isso que o contágio nesta conjuntura é mais provável. Não é porque os mercados considerem que temos situações idênticas. São apenas semelhantes no que preocupa os mercados, mas como eu disse, as situações são diferentes”, acrescentou.

O governante considerou que os mercados olham para as economias dos países em dificuldade, como são os casos da Grécia, Irlanda e Portugal, em conjunto por estarem todas juntas na zona euro, considerando que poderiam diferenciar os riscos de Portugal destas economias, caso não estivesse integrado no lote de países da moeda única.