Riscas foram denominador comum dos três desfiles do primeiro dia da ModaLisboa
As riscas foram o denominador comum nos desfiles dos três designers de moda que apresentaram coleções no primeiro dia da 39ª edição da ModaLisboa, que decorre até domingo no Pátio da Galé.

Autor: Lusa/AO online

Esta edição arrancou quinta-feira, pelas 19:50 (hora de Lisboa), quase uma hora depois do previsto, com a apresentação da coleção para a primavera de 2013 de Ricardo Preto, para quem aquela estação do ano é "um tempo de renascimento", em que "novos picos de alegra são esperados e ansiados".

Nas peças desta coleção, as riscas tanto surgem largas, na vertical - a lembrar as casas da praia da Costa Nova, no distrito de Aveiro -, como finas.

Os vestidos são curtos e as camisas longas, com ou sem mangas, em cores que vão dos cremes aos vermelhos e laranjas.

Nas palavras de Ricardo Preto, as silhuetas das mulheres que vestem as peças desta coleção são "longas, geométricas, misteriosas e de contornos acentuados e justos".

Cerca de uma hora depois, foi a vez da dupla White Tent apresentar as suas propostas para a primavera do próximo ano, inspiradas "nos Jogos Olímpicos de Londres".

Pela ‘passerelle’ do Pátio da Galé desfilaram manequins vestidas com tecidos que, para esta dupla, "refletem o espírito, energia e movimento que o desporto tem".

Nos padrões, além das riscas, os White Tent apresentaram também algumas peças com flores desenhadas com pequenos buracos no tecido. Nas cores predominaram o cinzento, o azul, o amarelo fluorescente e o coral.

O dia terminou com o desfile da coleção de Filipe Faísca, que teve como conceito ‘o limite’.

Mais uma vez, as riscas, utilizadas tanto na horizontal, como na vertical e na diagonal, em azul, coral e preto, foram uma escolha para adornar as peças cinzentas.

O preto, o vermelho e o amarelo foram as cores de eleição de Filipe Faísca, que recorreu ainda a um estampado de pele de cobra.

As transparências e os plissados também estiveram em destaque no desfile, que terminou com o designer de moda e as manequins a dançarem ‘passerelle’ fora.

A 39.ª edição da ModaLisboa continua na sexta-feira com a inauguração da exposição de Janis Dellarte, no MUDE - Museu do Design e da Moda, e os desfiles, no Pátio da Galé de Alexandra Moura, Pedro Pedro, Os Burgueses e Luís Buchinho.