s
Circuito Mundial ASP de Surf
Rip Curl Search deve promover ondas portuguesas
Uma praia portuguesa deverá receber a quinta edição do Rip Curl Search, nona etapa do Circuito Mundial ASP de surf, numa competição “dinâmica” que divulga novos destinos para a modalidade junto de milhões de pessoas.

Autor: Lusa/AO Online

A prova, transmitida integralmente em alta qualidade através da Internet, envolve os 45 melhores surfistas do Mundo, entre os quais o português Tiago Pires, o norte-americano Kelly Slater, nove vezes campeão do Mundo, e o actual líder do circuito, o australiano Joel Parkinson.

O local só será divulgado na terça-feira, às 18:00, numa unidade hoteleira de Cascais, mas o Turismo de Portugal assegura que esta prova “acontece pela primeira vez em território nacional”, enquanto a Rip Curl e o sítio na Internet da Associação de Surf Profissional (ASP) apenas avançam que será realizada “algures no Atlântico Norte”.

Em declarações à Agência Lusa, “Saca”, o único português no circuito e que ocupa a 30ª posição do “ranking” Mundial, garantiu conhecer a decisão, mas apenas assegurou que “vai ser bom para os portugueses”, sem confirmar o local.

Em 2009, a prova chega a Portugal na quinta edição, depois de ter tido como palco praias na Ilha de Reunião (2005), México (2006), Chile (2007) e Indonésia (2008).

O Rip Curl Search 2009, que apresenta todos os anos um novo destino para a modalidade, está agendado para o período entre 19 e 28 de Outubro e corresponde à nona de 10 etapas, aparecendo, desde o início da época sem localização definida no sítio oficial na Internet do Circuito Mundial ASP.

Na última edição do “search”, disputada entre 28 de Julho e 12 de Agosto de 2008, em Bali, ganha pelo havaiano Bruce Irons, assistiram pela Internet à competição um total de 1.477.273 utilizadores, durante uma média de cinco minutos cada.

Em Abril, a ASP anunciou o prolongamento do contrato, renovável por ciclos de três anos, com a Rip Curl, para a realização anual, até 2018, da única etapa “dinâmica” do circuito.

Na mesma altura, o presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, admitiu que os responsáveis da Rip Curl pela organização já estiveram na praia de Supertubos.

Depois das duas provas australianas e da terceira no Thaiti, os surfistas vão competir, na quarta etapa, a partir de sábado (27/06), no Brasil, no Hang Loose Santa Catarina Pro, antes das competições agendadas para África do Sul, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal e Havai.