Rio considera “normal” encontro em Lisboa entre Pompeo e Netanyahu e rejeita paralelismo Lajes
5 de dez. de 2019, 14:59
— Lusa/AO Online
O
primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniu-se na
quarta-feira com o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo,
em Lisboa, e hoje ambos têm encontros com o primeiro-ministro português,
António Costa.“Não tenho a visão que a
esquerda tem (…) Não vejo que seja de criticar o facto de o Governo
português ter permitido esse encontro e já que estão aqui reúnem-se com o
primeiro-ministro português. Acho uma coisa relativamente normal, não
acho que isso seja um caso”, afirmou Rui Rio, questionado pelos
jornalistas à margem de uma visita à 4.ª Divisão da PSP, em Lisboa.Questionado
se não vê simbolismo de Portugal voltar a patrocinar um encontro como
este, Rio ligou à pergunta à cimeira das Lajes, em 2003, a que se seguiu
uma guerra no Iraque.“Não atribuo o mesmo sentido aos dois encontros, nem faço um paralelismo como a esquerda faz”, afirmou.Na
quarta-feira, o BE considerou "uma vergonha" a visita a Portugal do
primeiro-ministro israelita, um "corrupto e criminoso de guerra", com o
PCP a condenar que Portugal funcione "cicerone no guião para a guerra
como foi com o Iraque".Também André Silva,
do PAN, manifestou "concordância com a grande maioria das afirmações"
feitas por BE e PCP "quanto às políticas prosseguidas por Israel".