s
Ricardo Matias substitui Luís Carlos Couto no cargo de diretor Regional do Desporto

Ricardo Matias, de 42 anos, antigo presidente da Associação de Atletismo da Ilha Terceira, foi nomeado, por despacho, diretor Regional do Desporto, substituindo no cargo Luís Carlos Couto que cessou funções, a seu pedido, na segunda-feira (dia 13)


Autor: Arthur Melo

O nome já há muito que era conhecido, mas já foi oficializado com a publicação, em Jornal Oficial, do Despacho com a sua nomeação. Assim sendo, e desde segunda-feira, Ricardo Matias é o novo diretor Regional do Desporto, sucedendo no cargo a Luís Carlos Couto.

O Mestre em Ciências do Desporto e Licenciado em Educação Física deixa o cargo a seu pedido, depois de quatro anos como responsável da Direção Regional do Desporto.

O seu substituto entrou para a Direção Regional do Desporto em novembro de 2024, como diretor de Serviços da Atividade Física e do Desporto, o que o obrigou a deixar as funções de  presidente da direção da Associação de Atletismo da Ilha Terceira (AAIT).

Ricardo Matias, de 42 anos, é Licenciado em Ciências do Desporto pela Universidade Técnica de Lisboa e possui o título de Treinador de Grau 2 de Atletismo, obtido na especialização aquando do plano curricular da licenciatura em Ciências do Desporto.

Para além de ter sido diretor de Serviços da Direção de Serviços da Atividade Física e Desporto da Direção Regional do Desporto, foi ainda Técnico Superior da equipa do desporto escolar da Direção Regional da Educação e Administração Educativa, Técnico Superior de Desporto do Município de Angra do Heroísmo, Chefe de Divisão da Unidade de Desporto e Promoção da Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, para além de ter sido Conselheiro do Conselho Açoriano de Desporto de Alto Rendimento.

Ligado ao atletismo, o novo diretor Regional do Desporto desempenhou, de igual modo, as funções de diretor técnico da AAIT e foi também diretor de Competição e membro fundador do Azores Bravos Trail.

Árbitro Regional de Atletismo, Matias também foi diretor Técnico Regional da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Colaborador Técnico, Selecionar da Ilha Terceira, Selecionador Regional/Açores e Selecionador Jogos das Ilhas, sendo de igual modo Técnico do Centro de Formação de Atletismo dos Açores e formador da FPA.