Ribeira Grande disponível para apoiar projetos de recuperação de aprendizagens
26 de mai. de 2021, 15:48
— Lusa/AO online
"Da
parte da Câmara Municipal, disponibilizamos todo e qualquer apoio que
eventualmente venha a ser necessário para implementar estes projetos que
vão ser agora identificados como sendo prioritários para as várias
freguesias. Julgamos que é uma iniciativa de louvar, pois é uma forma de
minimizar os impactos negativos que a pandemia está a trazer à
educação", afirmou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande,
Alexandre Gaudêncio, em declarações à agência Lusa.O
autarca social-democrata falava após uma reunião com a secretária
regional da Educação, Sofia Ribeiro, onde estiveram também presentes
diversas instituições do concelho para abordar o "Plano de recuperação
de aprendizagens".Na terça-feira, a
secretária regional da Educação anunciou que o Governo dos Açores vai
implementar uma "diferenciação positiva" para as escolas que
permaneceram mais tempo com ensino à distância, devido à pandemia de
covid-19, para que sejam recuperados os planos de aprendizagem."Faremos
uma diferenciação positiva para estas escolas, e em especial para Rabo
de Peixe, no que concerne à alocação de recursos por terem sido as
escolas numa situação mais prejudicial, de mais tempo com ensino à
distância", afirmou na altura Sofia Ribeiro, após uma reunião com o
Conselho Executivo da EBI de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira
Grande, na ilha de São Miguel, vila que tem registado o maior número de
casos de covid-19 no arquipélago.Sofia
Ribeiro lembrou que a escola de Rabo de Peixe "foi o estabelecimento de
ensino que mais tempo teve em ensino à distância", devido à pandemia de
covid-19.Assim, no caso das escolas de
Vila Franca do Campo e Ribeira Grande, o objetivo é colocar em prática,
já nas férias de verão, "um plano" onde se possa "orientar as tarefas e
os trabalhos lúdicos" dos alunos para "as necessidades reais dos
estudantes", quer seja ao nível emocional, como ao nível de integração
social, complementadas com o domínio da leitura e da escrita, de acordo
com as estratégias definidas pelos professores.Hoje,
o presidente da Câmara da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel,
adiantou à Lusa que a colaboração da autarquia "pode ser a vários
níveis", desde logo disponibilizando instalações para que os projetos de
recuperação de aprendizagens possam ser feitos nestes locais e "de
forma gratuita"."A Câmara Municipal da
Ribeira Grande tem uma parceria com várias instituições do concelho e
com a cooperativa Ponto Norte, que tem atualmente 14 centros de
atividades de tempos livres em funcionamento permanente e que funcionam
em espaços do município, nomeadamente em escolas do primeiro ciclo",
explicou Alexandre Gaudêncio.O autarca manifestou também a disponibilidade da autarquia em alocar recursos técnicos e humanos para estes projetos."Desde
a primeira hora que a autarquia tem sido uma parte ativa na procura de
soluções de minimizar os efeitos da pandemia quer ao nível económico,
social e educativo. E manifestamos a nossa intenção em colaborar também
nestes projetos, porque esta é uma forma de chegarmos a uma público mais
jovem que se viu privado do ensino presencial nos últimos tempos",
realçou.O presidente da Câmara da Ribeira
Grande adiantou ainda que as instituições vão fazer "um levantamento
junto das escolas das necessidades formativas para que se possam
promover iniciativas que minimizem o efeito da pandemia de covid-19 no
ensino, aproveitando a rede atual de ateliers de tempos livres no
concelho"."Agora, cabe às instituições e
às escolas fazerem essa identificação a nível local e, com base nestas
necessidades, a autarquia está disponível para colaborar", reforçou.O
concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, é aquele que conta
atualmente com maior número de casos ativos de covid-19, totalizando
hoje 153, dos quais 114 na vila de Rabo de Peixe.O arquipélago tem hoje 264 casos ativos, sendo 257 em São Miguel, três na Terceira, dois no Pico, um no Faial e um em São Jorge.