Revista de imprensa nacional
A crise económica e financeira, a não promulgação do estatuto dos Açores e o caso Esmeralda marcam hoje as primeiras páginas dos jornais.

Autor: Lusa/AO
"Banco Privado passa para foro criminal", titula o semanário Sol em manchete, dando conta que uma queixa-crime contra João Rendeiro "vai dar entrada no Ministério Público" e que os queixosos se dizem burlados pelo banco, "que terá movimentado abusivamente algumas contas".

    O Sol destaca ainda a não promulgação do Estatuto dos Açores, titulando "Partido Comunista derrotou estratégia do Presidente".

    "Santana já tem programa", "António Costa namora Roseta" e "Telemóveis e luxo escapam à crise são os restantes títulos do semanário.

    Já o Expresso destaca em manchete o aval dos Estado aos bancos escrevendo em manchete "Caixa não consegue empréstimo apesar do aval do Estado", explicando que "mesmo com o elevado 'spread', o financiamento ficou 750 milhões abaixo do desejado".

    "Esquerda do PS exige definição de Sócrates", "Ajudas para funcionários públicas", "30 empresas saem da Operação Furacão" escreve igualmente o Expresso na primeira página.

    A ajuda do Estado aos funcionários públicos merece também destaque de capa no Diário de Notícias (DN), que explica que os funcionários públicos aposentados que estejam em risco de cair numa "situação de emergência" em termos económicos por causa das subidas das prestações das casas podem candidatar-se a apoios estatais.

    O DN destaca igualmente a decisão do Governo de manter inalterados os preços dos bilhetes e dos passes sociais dos transportes públicos em 2009, uma medida "inédita em 30 anos".

    "Esmeralda grita para não passar o Natal com o pai", escreve ainda o DN, explicando que a criança foi sexta-feira entregue ao pai biológico, "depois de a polícia ter alegadamente usado a força".

    "Maioria dos patrões não vai pagar aumentos acima de um por cento", escreve o Público em manchete, acrescentando que a crise económica e a descida brusca da inflação "vão conduzir às mais baixas actualizações salariais das últimas décadas no sector privado".

    O Público titula igualmente em primeira página "Vital Moreira endurece críticas ao PS e PSD", a propósito do Estatuto dos Açores, e "Banco Finantia pediu 200 milhões á Caixa".

    Já o Jornal de Notícias (JN) destaca a subida das pensões, titulando: "Reformas sobem em média 11 euros".

    "Esmeralda sem paz", "Próximo chumbo de Cavaco poderá ser a lei que impede voto por correspondência" e "Passes sociais sem aumentos pela primeira vez em 30 anos" são os restantes títulos de capa do JN.

    O Correio da Manhã (CM) chama para capa a nova lei penal, com o título "Nova lei liberta chefe de gang", acrescentando que a "saída de 'Quinito' da prisão de Setúbal coincidiu com aumento do número de assaltos a bancos".

    "Esmerada entregue ao pai biológico" e "Deputados não dão cavaco ao Presidente sobre Açores" são os restantes destaques do CM.

    O caso Esmeralda faz a manchete do 24 Horas, que escreve "Aidida quis impedir entrega de esmeralda ao pai" e explica que a "polícia travou a mãe biológica da menina dentro do tribunal".

    O 24 Horas titula ainda na primeira página "Manuel Abrantes não acredita numa condenação na Casa Pia", "Gangue assalta banco no Algarve e usa carro de um polícia" e "Mourinho radiante por defrontar Ronaldo na Champions".

    As expectativas dos clubes portugueses ainda em prova na Champions, as opções do treinador do Sporting e a entrevista do director desportivo do Benfica à 'Benfica TV' marcam a imprensa desportiva de hoje.

    "Objectivo sempre foi o título", diz o director desportivo do Benfica, Rui Costa, citado pelo jornal A Bola, que destaca igualmente na capa "Leões reencontram Bayern" (na Champions) e "Sporting tenta 5ª vitória seguida" no campeonato.

    O Record mostra uma foto do atacante leonino Hélder Postiga com o título "Postiga senta Djaló" e destaca igualmente a entrevista de Rui Costa à 'Benfica TV', com os títulos "Assumo falhanço na UEFA" e "Administrador quer renovar com Nuno Gomes".

    O desportivo sublinha ainda os sorteios da Champions e da Taça UEFA, assim como o jornal O Jogo, que mostra fotos do director de Relações Externas do Futebol Clube do Porto, Vítor Baía, e do treinador do Sporting, Paulo Bento, afirmando que ambos "confiam que vão eliminar o Atlético de Madrid e Bayern de Munique".