s
Revista de imprensa nacional
O sequestro de uma família em Santarém, por um dos seus membros, e a confusão no Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estão hoje nas primeiras páginas dos matutinos lisboetas.

Autor: Lusa/AO
O incêndio num prédio devoluto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, faz apenas manchete no 24horas, com as primeiras edições dos matutinos a ignorarem o sucedido, ao contrário do que acontece nas edições electrónicas.

    "Coração de Lisboa em chamas", anuncia em manchete o 24horas, referindo-se ao incêndio na Avenida da Liberdade, ocupando o principal espaço da primeira página com fotos das chamas.

    "Incêndio de grandes dimensões esta madrugada nos Restauradores", diz ainda o matutino, que faz várias chamadas de primeira página para o assunto.

    O Diário de Notícias (DN) publica fotos do sequestro ocorrido em Sanatrém, quando um homem de 33 anos manteve a mãe e uma irmã sequestrados durante oito anos até a intervenção do Grupo de Operações Especiais ter posto fim à situação.

    “Violência no namoro é tão grave como no casamento”, escreve em título o DN, referindo que uma série de estudos de uma equipa de psicólogas da Universidade do Minho mostra que a violência nas relações amorosas nos jovens entre os 15 e os 25 anos atinge níveis preocupantes e idênticos aos verificados entre os adultos.

    “Decisões do CJ retidas por ordem de Madail”, anuncia o Jornal de Notícias (JN), referindo que o presidente da FPF convocou para hoje uma reunião de emergência com o objectivo de esclarecer a situação criada sexta-feira quando o presidente do CJ pôs fim a uma reunião que foi mais tarde retomada por membros daquele órgão federativo, na qual foi decidido confirmar a descida de divisão do Boavista e a suspensão a Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

    O matutino refere que “demissões no Conselho de Justiça poderão ajudar a desbloquear a situação” e acrescenta a opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, especialista em Direito Constitucional e Administrativo, que considera ilegais as decisões tomadas após o fecho da reunião do CJ.

    O jornal destaca também o sequestro registado em Santarém como fotos idênticas às do DN,, sobo título "Sequestro em família durou oito horas".

    O Público anuncia que “erros clínicos vão passar a ser notificados em todos os hospitais”, indicando que a Direcção-Geral de Saúde quer que até 2010 todos os hospitais possuam programas de gestão de risco clínico e não apenas 20 dos 70 estabelecimentos, como acontece actualmente.

    O matutino faz destaque fotográfico com a vitória do espanhol Rafael Nadal sobre o suíço Roger Federer na final do torneio de ténis de Wimbledon.

    O Correio da Manhã dedica a capa às dívidas dos clientes às operadores de telecomunicações móveis, anunciando uma lista negra nos telemóveis já este mês”.

    O jornal diz que as operadoras já receberam luz verde para cruzar dados sobre clientes devedores, que poderão ser sancionados.

    O matutino destaca ainda que “Sócrates vive drama do irmão”, com foto do primeiro-ministro acompanhado de uma médica, explicando que o chefe do governo “está na Galiza a apoiar a família que passa horas difíceis” com o transplante de pulmão do seu irmão.

    O Diário Económico faz manchete com o título “Empresários temem final de ano ainda pior”, indicando que os empresários contactados pelo matutino económico são unanimes no pessimismo.

    O jornal anuncia ainda que a “Angola ameaça com novas retaliações contra BPI", indicando que a Sonangola pretende adquirir 49,9 por cento do Banco de Fomento de Angola, propriedade do BPI, podendo retaliar se se mantiver a oposição do banco português.

    O Jornal de Negócios refere que "quem quer vender a casa está a reduzir o preço em 15%", pois existe excesso de oferta no mercado.

    O matutino económico indica que as casas mais dificeis de vender são as que custam entre 150 mil e 300 mil euros e que as mais fáceis de vender são os T1, "mais procuradas por causa dos divórcios".

    A Bola continua a dedicar a primeira página a assuntos relacionados com o Benfica e hoje faz manchete com uma declaração do espanhol Luís Garcia, avançado do Espanhol que estará nos planos do clube da Luz.

    “Com Quique [novo treinador do Benfica] vou até ao fim do mundo”, afirma o jogador, cuja contratação está também a interessar clubes ingleses.

    O Jogo diz que o montenegrino está interessado em saber se na próxima época vai ser mais utilizado pelo Sporting, referindo em título “Vuk recusa o banco”.

    O matutino desportivo cita o jogador como tendo afirmado que “adora o Sporting” e que vai falar com o técnico Paulo Bento sobre o seu futuro

    O Record anuncia "Andrezinho debaixo de olho", referindo que o Benfica está interessado em lateral-direito do Vitória de Guimarães, jogador que já comentou: "teria prazer em jogar no Benfica".

    O matutino diz que o novo técnico do Benfica, Quiquer Flores, já definiu o plantel com que quer trabalhar, havendo cinco jogadores em risco: Adu, Zoro, Nuno Assis, Binya e Sepsi.