Requalificação da Escola das Capelas publicada em Diário da República
O concurso público para a empreitada de requalificação da escola básica e integrada das Capelas, em São Miguel, nos Açores, orçada em mais de 8,7 milhões de euros, foi publicado em Diário da República.

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

Uma nota do executivo açoriano adianta que "o procedimento de concurso público agora lançado estabelece que a empreitada, num valor superior a 8,7 milhões de euros, tem como objeto a realização de todos os trabalhos definidos, quanto à sua espécie, quantidade e condições técnicas, nos projetos de execução e no caderno de encargos".

A obra, com um prazo de execução de 24 meses, vai permitir, entre outros aspetos, dotar aquele estabelecimento de ensino, destinado "a cerca de 800 alunos, com mais espaço e melhores condições funcionais", incluindo um núcleo para Educação Especial.

Além da beneficiação da maioria das construções e edifícios existentes neste complexo escolar, a empreitada compreende a construção de novos edifícios, que permitam o aumento das salas de aula, passando a contar com 33 salas de aula normais e duas de pequena dimensão, segundo o Governo dos Açores.

Estão também previstas novas salas para disciplinas específicas, designadamente de Educação Visual e Tecnológica e Educação Musical, dois laboratórios de ciências e um laboratório de física e química.

A escola das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, passará ainda a contar com uma nova sala para a prática da disciplina de Educação Física, estando definido que "o acesso às instalações desportivas e ao auditório poderá ser feito pela comunidade educativa no período pós-letivo diretamente sem circular pelo espaço escolar", explica a nota do executivo, acrescentando que a intervenção permitirá circular por "todo o espaço escolar sem necessidade de atravessar o pátio exterior".

Quanto às áreas sociais e administrativas, será criado um novo núcleo com uma nova cozinha e refeitório, nova sala de convívio para alunos e professores, nova biblioteca e novas áreas para a secretaria, para o Conselho Executivo e departamentos disciplinares, gabinetes para diretores de turma, sala de professores e salas de reuniões.

Em julho de 2016, na apresentação pública do projeto, o secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, afirmou que a empreitada não contempla a construção de uma escola de raiz, como exigia a comunidade educativa, sustentando que, na possibilidade de recuperação do edificado, "a utilização mais responsável dos recursos públicos aconselhou uma outra solução" que corresponde "a uma escola nova, digna, cómoda e segura".

"Esta é a melhor solução possível" para os alunos, professores e outros trabalhadores, e para os cidadãos que suportam os encargos da administração pública, referiu.

O governante esclareceu que Capelas ficará com uma "escola maior, com mais espaços letivos, desportivos, administrativos e sociais" para alunos e pessoal docente e não docente, e ficará "liberta de todos aqueles males que oportunamente foram identificados", como por exemplo coberturas em amianto.

Em 2014, o Governo Regional lançou um concurso público para a construção de uma nova escola, que ficou sem efeito.