Região vai dispor em 2008 de Plano de Igualdade de Oportunidades
Os Açores vão dispor, até ao primeiro semestre de 2008, de um Plano de Igualdade de Oportunidades, um instrumento que vai definir linhas de orientação e dinamizar as políticas sociais nesta área, anunciou o Governo regional.

Autor: Lusa / AO online
O secretário regional dos Assuntos Sociais adiantou à agência Lusa que um grupo de trabalho constituído para o efeito já começou o levantamento "exaustivo" das áreas e eixos onde o Plano deve assentar.

Segundo Domingos Cunha, este instrumento visa promover o empreendedorismo, empregabilidade, educação, formação e acesso às novas tecnologias, com vista à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

"Desde 1998, que o Governo Regional tem vindo a desenvolver medidas neste âmbito, caso da criação da Comissão Consultiva Regional para a Defesa dos Direitos das Mulheres, a abertura de casas abrigo e centros de apoio", indicou o governante, para quem o novo instrumento de trabalho vai "dinamizar" a igualdade de oportunidades no arquipélago.

Depois de concluído o levantamento, vai ser proposto a Conselho de Governo uma resolução para criar este Plano de Igualdade de Oportunidades, indicou Domingos Cunha, acrescentando que, posteriormente, a equipa de trabalho contará com 90 dias elaborar aquele instrumento.

Depois de aprovado em Conselho de Governo, o Plano, que deverá ser implementado até ao primeiro semestre de 2008, terá uma abrangência de três anos, explicou.