Reclamações relativas a moratórias foram 10% do total entre março e agosto
Covid-19
8 de out. de 2020, 11:25
— Lusa/AO Online
Segundo
o regulador e supervisor bancário, quase metade das reclamações
aconteceu em abril e maio, logo após a entrada em vigor das moratórias
de crédito. Já nos meses seguintes, houve um "decréscimo gradual das
reclamações recebidas sobre as moratórias de crédito", informou ainda.Das
reclamações feitas, 45,8% são referentes à moratória pública para
crédito à habitação, 36,4% sobre a moratória privada para crédito aos
consumidores e 14% sobre a moratória pública para crédito a empresas.As
reclamações não significam que os clientes tenham razão na matéria
reclamada, sendo que essa informação só constará no relatório anual do
Banco de Portugal sobre supervisão comportamental.Ainda
entre março e agosto, o Banco de Portugal recebeu 312 pedidos de
informação de clientes bancários sobre moratórias de crédito (42% sobre
crédito à habitação), o equivalente a 14,8% de todos os pedidos de
informação recebidos nesse período.