Receitas do turismo devem ser este verão melhores ou iguais ao de 2018
10 de mai. de 2019, 12:39
— Lusa/AO Online
“No
que se refere ao mercado interno, mais de 80% dos respondentes
acreditam que o desempenho do turismo vai ser igual ou melhor, face ao
verão do ano passado, no que toca a turistas, dormidas e receitas, lê-se
no estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo
(IPDT). No entanto, o mercado externo
deverá ser “mais contido” do que o interno, “uma vez que 60% dos
inquiridos admitem um desempenho igual ou melhor, relativamente ao mesmo
período de 2018”.De acordo com o
Barómetro do Turismo, nos próximos seis meses, o número de pessoas
empregadas (54,4%), a procura turística interna (50%) e o investimento
privado (42,6%) são os indicadores que deverão registar um melhor
desempenho, enquanto o investimento público “poderá ser menor” (-11,8%).
Por sua vez, o nível de confiança médio
no desempenho do turismo atingiu em abril 77,6 pontos, “um ligeiro
decréscimo” face ao último registo de janeiro de 2019 (81,3 pontos). “Segundo
alguns membros do painel, a reação do mercado britânico ao ‘Brexit’
[saída do Reino Unido da União Europeia], a recuperação de destinos
concorrentes de Portugal e o abrandamento da economia europeia são
fatores que vão impactar o desempenho do turismo no verão de 2019”,
indicou. No que se refere à evolução do
turismo nacional para o verão de 2019, o estudo concluiu que “os EUA
deverão liderar o crescimento dos mercados internacionais, esperando-se
que o Brasil e a China também continuem a crescer consideravelmente”. Já
no que concerne aos fatores que mais vão influenciar a escolha dos
destinos de viagem, os inquiridos dividem-se entre “familiares, amigos e
redes sociais”, com 47,1% e 44,1%, respetivamente. Por sua vez, seguem-se as agências de viagens e operadores de ‘sites’ de pesquisa (36,8%) e reserva de viagens (33,8%). Para
este barómetro foi considerado um universo de 160 membros, tendo sido
recebidas 68 respostas entre 23 de abril e 02 de maio.