Rali da Bélgica, substituto do Reino Unido, vai ser disputado entre 13 e 15 de agosto

O Rali da Bélgica vai ser disputado entre 13 e 15 de agosto, anunciou a organização da prova, que na semana passada integrou o Mundial de ralis em detrimento do Reino Unido.


Autor: Lusa/AO Online

A prova de Ypres vai ocupar a nona data do campeonato do mundo, que arranca na quinta-feira com o Rali de Monte Carlo, em detrimento da prova britânica, tradicionalmente disputada no País de Gales, que foi cancelada em 2020, e que este ano poderia ser disputada na Irlanda do Norte.

Esta possibilidade, que estava prevista entre 19 e 22 de agosto, foi abandonada “devido à incerteza sobre o financiamento público, relativamente à pandemia provocada pelo novo coronavírus”.

“Montar o puzzle vai exigir a consulta das várias partes envolvidas e com os organizadores de outros eventos automobilísticos agendados para esta data, mas a decisão foi tomada: o Rali de Ypres vai ter início em 13 de agosto e o vencedor da primeira etapa belga do Mundial de rali vai subir ao pódio no dia 15 de agosto”, lê-se no comunicado da organização.

O Rali da Bélgica integrou o calendário de 2020, mas a edição prevista para novembro último acabou por ser cancelada, devido ao aumento do número de casos de infeção pelo coronavírus responsável pela pandemia deCovid-19.

A prova é disputada em asfalto, no noroeste da Bélgica, tendo sido organizada pela primeira vez em 1965, contando, habitualmente, para o campeonato da Europa de ralis.

A edição de 2021 do Mundial já tinha sofrido a ‘baixa’ do Rali da Suécia, que estava agendado entre 11 e 14 de fevereiro.

O campeonato integra o Rali de Portugal, que também foi cancelado em 2020 e está previsto para entre 20 e 23 de maio, e termina no Japão, em novembro.

O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) defende o seu sétimo título de campeão, que reconquistou no atípico ano de 2020, depois da vitória do estónio Ott Tänak (Hyundai i20), então também ao volante de um Toyota.