Rajoy quer “participação massiva” nas eleições para “abrir nova etapa”

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, apelou hoje à “participação massiva” nas eleições regionais da Catalunha de 21 de dezembro próximo para “abrir uma nova etapa”, esperando que os catalães estejam “conscientes da importância dessa consulta.


Autor: Lusa/AO Online

No habitual debate político com o Governo realizado no parlamento, Mariano Rajoy também referiu a existência de numerosos dados “preocupantes” na economia daquela comunidade autónoma.

A tentativa independentista na Catalunha levou a uma redução do crescimento maior do que no resto de Espanha, assim como a um aumento do desemprego, uma situação que é acompanhada pela transferência da sede social de mais de 2.000 empresas da região desde 01 de outubro último.

Nesse dia, o governo catalão organizou um referendo de autodeterminação considerado ilegal pelo Estado espanhol, tendo o parlamento da Catalunha aprovado a independência da região em 27 de outubro último.

O Governo de Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita), apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, decidiu em seguida a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o governo catalão.