s
RafaelBotelho “faz” a festa e sagra-se bicampeão dos Açores nas 2 Rodas Motrizes

O piloto açoriano, em Peugeot 208Rally4, foi o grande vencedor do 1.º Rali D’Angra - 46.º Ilha Lilás, nas 2 Rodas Motrizes, e revalidou a conquista do título regional a duas provas do final do campeonato.


Autor: André Medina

Rafael Botelho foi o grande vencedor do 1.ºRali D’Angra - 46.ºIlha Lilás nas 2 Rodas Motrizes (2RM) e sagrou-se virtual bicampeão dos Açores, quando ainda faltam duas provas por disputar no campeonato.

Acompanhado por Rui Raimundo, em Peugeot 208 Rally4, “Rafa” ainda conseguiu assegurar a o lugar mais baixo do pódio absoluto, a 3 minutos (m) e 56.6 segundos (s) de Luís Miguel Rego, que dominou a sexta e antepenúltima prova do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) do início ao fim.

Fazendo dupla com José Janela, o vice-campeão dos Açores cumpriu com as expectativas e levou o seu Skoda Fabia R5 Rally2 a um inquestionável triunfo - o quarto da temporada -, “gastando” apenas 48m54s0 para percorrer todos os 82,56 quilómetros do rali levado a cabo pelo Terceira AutomóvelClube, onde assegurou o primeiro lugar em todas as provas especiais de classificação.

Rui Borges e Fernando Braga, emSkodaFabia N5, acabaram por ser os principais opositores à supremacia do Skoda Fabia R5 Rally2 de Luís Miguel Rego, acabando, no entanto, a uma distância de 3m36s4, prestação que valeu, não obstante, o segundo lugar absoluto e o primeiro entre os concorrentes participantes no Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores (TRAA).

O pódio absoluto ficou fechado com Rafael Botelho e Rui Raimundo, claramente mais preocupados com as contas referentes às 2 Rodas Motrizes, onde conseguiram a quinta vitória do campeonato (em seis possíveis), com uma vantagem de 1m15s2 para EstevãoRodrigues e Nuno Cabral (Peugeot 208 Rally4), segundos classificados nas 2RM e quartos à geral.

O terceiro lugar do pódio entre os concorrentes das 2 RM(e o quinto absoluto) foi alcançado pela duplaFernandoSoares/Alberto Almeida, que fizeram a estreia ibérica do Lancia Ypsilon Rally4.

Tiago Sousa e Marcelo Baptista, emPeugeot 206, que ficaram“à porta” do pódio nas 2RM, terminaram a prova com o estatuto de melhor formação local.

Face ao dominante triunfo, LuísMiguel Rego “colhe” a pontuação máxima no 1.º Rali D’Angra - vencedor da “power stage” -, e dá um importante passo rumo à liderança absoluta do campeonato, ainda preservada por Rafael Botelho.

A “caravana” doCampeonato dosAçores de Ralis ruma agora à ilha do Pico, onde se disputa, a 24 e 25 de outubro, o XIV Rali Vinho do Pico.