s
Rafael Botelho enaltece ritmo elevado no “Ilha Azul”

O piloto micaelense, vencedor nas duas rodas motrizes no Rali Ilha Azul-Cidade Mar, destaca o elevado ritmo competitivo, não só no Faial, como em todo o CAR


Autor: Mariana Lucas Furtado

A dupla do Team Lotus Rafael Botelho e Rui Raimundo, em  Peugeot 208 Rally4, voltou a vencer as duas rodas motrizes na segunda prova do Campeonato dos Açores, o Rali Ilha Azul - Cidade Mar, realizado no último fim de semana, na ilha do Faial, dando novo triunfo ao Team Lotus, e coroando a prestação com a terceira posição da classificação geral da prova.

A caravana do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) rumou até ao Faial “para percorrer os rápidos e espetaculares troços de terra do XXXV Rali Ilha Azul – Cidade Mar” (prova organizada pelo  Clube Automóvel do Faial), avaliou a comitiva da Rafamotorsport, na nota a que o Açoriano Oriental teve acesso.

“Este rali marcou o regresso aos pisos de terra com uma forte lista de concorrentes na competição referente aos veículos de tração simples, visto que os campeões dos Açores de duas rodas motrizes dos últimos dez anos estavam todos presentes”, recordou a equipa de Rafael Botelho, salientado ainda “o reforço que este campeonato tem assistido” e que motiva “a aposta inequívoca do Team Lotus nesta competição”. De recordar que Rafael Botelho e Rui Raimundo voltaram a ser os mais rápidos nas duas rodas motrizes, depois da vitória conquistada na primeira prova do CAR, o Além Mar Rali TAC, realizado em abril, na ilha Terceira.

Na análise da última corrida, o piloto micaelense considerou que “é sempre especial vencer, ainda para mais numa luta fantástica com o Henrique [Moniz] e com o Filipe [Marques]”, enaltecendo o elevado ritmo competitivo e a luta renhida pelas posições de pódio nas duas rodas motrizes, que o instigaram a acelerar o ritmo competitivo e conhecer melhor o Peugeot 208 Rally4.

“Acho que qualquer um de nós fez um trabalho extraordinário e contribuímos e muito para a dinâmica da prova”, destacou igualmente. “Após o rali da Terceira, senti alguma falta de ritmo e com a minha equipa trabalhamos para estar ao melhor possível”.

“Queria muito vencer, reconhecendo a valia de todos os adversários, mas tínhamos essa missão. Era vital dar a segunda vitória consecutiva ao Team Lotus, uma em cada piso. Entramos muito bem no rali e lideramos da segunda especial até ao final. Tenho de agradecer a toda a minha equipa por todo o trabalho e dedicação e vamos continuar a melhorar e a evoluir porque queremos ser melhores”, frisou.

A próxima prova no calendário do CAR, o XLIII Explore Santa Maria, acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Santa Maria.