Autor: Made in Açores
Três filhas
empreendedoras. Telma e Helga formaram-se em zootecnia. Diana optou pela
economia. Hoje são sócias dos pais num negócio com 159 colaboradores e
24 milhões de faturação.
“O meu pai, enquanto empresário agrícola, sempre teve o sonho de transformar o leite das suas vacas em produtos lácteos de valor acrescentado. Foram muitas as vezes que, em família, no pequeno-almoço de domingo, desenhámos em guardanapos de papel o projeto que viria a ser a Quinta dos Açores”, diz Helga Barcelos.
Em 2008, o Grupo Barcelos tinha três empresas: Francisco Helvídio Barcelos, dedicada à produção de leite; Maria José Barcelos, dedicada à engorda de animais para carne e importação e exportação de gado; e Açorcarnes, dedicada à desmancha e comercialização de carnes.
“O novo projeto em desenvolvimento iria introduzir uma nova área de negócio: a indústria transformadora dos laticínios e era tempo de criar uma marca mais focada no setor. Em 2012 decidimos que a Quinta dos Açores tinha potencial para ser a principal marca do Grupo e passou a ser também a nossa grande marca comercial”, refere Diana.
A Quinta dos Açores foi evoluindo ao longo dos tempos, garantem as irmãs: “inicialmente, a Quinta dos Açores foi criada para designar a empresa que desenvolveria o projeto da indústria dos laticínios. Mais tarde passou a ser a empresa responsável por toda a produção industrial de carnes. Quando lançámos os produtos lácteos no mercado, em 2012, o país atravessava uma grande crise económica e tivemos grandes dificuldades para conseguir espaço de prateleira para os nossos produtos. Tivemos de pensar numa alternativa para dar a conhecer os produtos da marca e mais facilmente fazê-los chegar ao consumidor final. Assim, surgiu o conceito de restauração da Quinta dos Açores, cujo objetivo era mostrar e dar a provar os nossos produtos confecionados e combinados com outros produtos de destaque dos Açores e dando especial importância aos gelados. A restauração criou uma maior proximidade entre a marca e o consumidor”, acrescentam.
“Enquanto grupo de empresas, estamos presentes em toda a cadeia de valor e contamos uma história, com conhecimento de causa, desde a produção da matéria-prima à sua transformação e posterior comercialização. Somos também um grupo de empresas e uma marca familiar e, como tal, procuramos sempre colocar um cunho muito pessoal em tudo o que fazemos. Acreditamos que um dos fatores diferenciadores é também o nosso gosto e respeito por representar as várias ilhas dos Açores. Posicionamos-mos para ser uma marca de todos os açorianos”, garantem.
O conceito de restauração Quinta dos Açores foi replicado há 10 anos, em 2014, na ilha de São Miguel. “É uma extensão da nossa casa e fomenta um pouco este sentimento de que somos realmente uma marca dos Açores. Abrimos ainda a Loja do Gelado na zona da Marina de Angra. Atualmente, marcamos presença no mercado nacional em várias superfícies comerciais (El Corte Inglês, Sonae e Lidl) e nas lojas de venda de produtos dos Açores. Cada vez mais conscientes do que são os Açores e como produzimos por cá, o consumidor nacional demonstra, ano após ano, maior interesse nos produtos regionais. Acreditamos que não havendo limitações associadas ao seu orçamento pessoal e tendo fácil acesso, os produtos açorianos fazem parte do seu cabaz alimentar”, afirmam as sócias Barcelos.
O Grupo Barcelos acredita que a gastronomia não pode estar dissociada do turismo nos Açores: “com boa carne, bom peixe e bons produtos lácteos, é sem sombra de dúvida um excelente atrativo e complemento às belezas naturais das nossas ilhas. Dos nossos produtos, os turistas adoram experimentar os sabores típicos açorianos nos gelados, por exemplo, o gelado de Dona Amélia, Queijada da Graciosa, Meloa de Santa Maria IGP, Ananás dos Açores/São Miguel DOP, Chocolate Com Queijo de São Jorge ou Banana Split”, dizem.
As irmãs Barcelos acreditam que ser empresário nos Açores é um desafio acrescido. “Entre outros fatores, destaco os custos da insularidade, os custos e constrangimentos associados à logística da importação e exportação, a escala do mercado regional e o difícil acesso e capacidade de retenção de mão-de-obra qualificada. Crescer nas exportações é sempre um importante objetivo da marca”, afirmam.
Atualmente os produtos da marca Quinta dos Açores são exportados para o mercado de Portugal Continental, Espanha, Alemanha, Suíça e Dinamarca. Em 2023 exportaram também para Inglaterra, Áustria e República Checa.