Publicada resolução que aprova construção de cais de cruzeiros na Terceira
12 de out. de 2018, 13:57
— Lusa/AO Online
A
resolução, proposta pelo PSD/Açores e aprovada por unanimidade no
parlamento açoriano, prevê que “o Governo Regional dos Açores construa,
na baía da Praia da Vitória, um terminal de passageiros (cruzeiros e
interilhas) de acordo com a fundamentação técnica adequada”.Este
é um projeto que “deve assumir-se como complementar aos terminais de
cruzeiros já existentes em São Miguel e no Faial, assumindo-se como uma
medida muito clara de revitalização da economia da Praia da Vitória, da
ilha Terceira e da Região Autónoma dos Açores”.Para
este ano estão estimadas “cerca de 77 escalas de navios de cruzeiro
para São Miguel, 27 escalas para o Faial e 24 para a Terceira”, mas a
aprovação desta obra pretende “que a adequada infraestruturação daquele
porto possa melhorar a sua atratibilidade e permitir aumentar
significativamente o número de escalas de navios de cruzeiro na ilha
Terceira”.A
Câmara Municipal da Praia da Vitória sugeriu, em março de 2014, a
utilização do molhe norte do Porto da Praia da Vitória, utilizado pela
Força Aérea norte-americana, no âmbito de Acordo de Cooperação e Defesa
entre Portugal os Estados Unidos da América, defendendo que esta era “a
melhor solução técnica e financeira”.Em
julho de 2017, a autarquia apresentou um estudo de viabilidade
económica da construção do terminal de passageiros no “porto dos
americanos” que “prevê uma comparticipação comunitária de 85% do custo
total da obra, o qual poderá variar entre os 10 e os 15 milhões de euros
se houver o aproveitamento do cais existente; ou entre os 15 e os 20
milhões de euros se se optar por uma construção de raiz”.No
entanto, “a Região dispõe já de estudos e fundamentação técnica para
outras possíveis localizações de um terminal de cruzeiros, também dentro
da baía da Praia da Vitória, igualmente viáveis em termos técnicos e
financeiros, que permitem a possibilidade de garantir a efetivação deste
investimento estruturante, independentemente de quaisquer
constrangimentos que possam surgir e que sejam alheios à vontade da
Região”.Esta
medida surge após dez anos de discussão, tendo sido, em 2008, proposto
pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que o cais de cruzeiros da
ilha Terceira fosse construído na baía da cidade, uma medida que foi
assumida pelo governo socialista de então, liderado por Carlos César,
como um compromisso eleitoral.O
projeto foi abandonado em 2014, altura em que a Câmara da Praia da
Vitória sugeriu o aproveitamento das infraestruturas existentes no
município.