Autor: Lusa/AO Online
"O Governo Regional dos Açores assinou em abril passado um protocolo com a GNR e PSP no sentido de dotar estas instituições dos meios adequados para a prática da sua atividade. Assim, foi adjudicada a aquisição de 20 viaturas, no montante de 400 mil euros, que serão entregues no decorrer do mês de novembro", afirmou à Lusa o secretário regional dos Transportes, Vítor Fraga, à Lusa.
Assim, serão entregues 18 viaturas à Policia de Segurança Pública e duas à Guarda Nacional Republicana, num investimento que corresponde a 30% da receita global proveniente das contraordenações rodoviárias nos Açores em 2012.
"O protocolo prevê que 30% das receitas globais provenientes das contraordenações seja encaminhado para a PSP e para a GNR, portanto, isto é efetuado ao longo dos anos e irão sendo colmatadas as necessidades que estas duas instituições têm com base nas verbas disponibilizadas e adquirindo o equipamento que seja solicitado pelas mesmas", disse o governante.
Segundo o intendente Pires Leonardo, do Comando Regional dos Açores da PSP, a entrega de 18 viaturas vai ao encontro do pretendido, que é renovar o parque automóvel da PSP dos Açores.
"Quando forem cedidas à PSP [essas 18 viaturas], e como determina a lei, terá de se proceder ao abate do mesmo número de viaturas. Assim, manteremos o mesmo número de viaturas mas ficaremos com o nosso parque automóvel um pouco mais rejuvenescido", afirmou.
O intendente José Pires Leonardo destacou "a celeridade com que o processo de aquisição de viaturas decorreu ao abrigo do Fundo Regional dos Transportes Terrestres".