PSP apreende em São Miguel 1.154 doses de liamba e detém suspeito "em flagrante delito"

A PSP apreendeu 1.154 doses de liamba e deteve "em flagrante delito", na freguesia da Achada, no concelho do Nordeste, em São Miguel, um homem suspeito de tráfico de droga.


Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, o Comando Regional dos Açores da PSP adianta que, "por intervenção dos polícias da Esquadra do Nordeste, na sequência da execução de mandados de busca e apreensão, foi feita a detenção, em flagrante delito", do homem de 57 anos, “pela presumível suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes".

A operação decorreu "no âmbito de uma investigação a cargo da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra do Nordeste", tendo sido "recolhidos vários elementos de prova que apontavam para a suspeita do cenário de tráfico de estupefacientes, principalmente substância sintética, sendo notório um fluxo anormal de toxicodependentes que indiciavam a ocorrência de tráfico de droga nessa zona", lê-se no comunicado.

No seguimento da execução dos mandados da autoridade judiciária competente, foram apreendidas "1.154 doses de liamba, 1,57 gramas de substância sintética, mais de 306 euros em valor monetário e diversa parafernália diretamente relacionada com o ilícito criminal", acrescenta a polícia.

O suspeito ficou com sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, o que o obriga a comunicar às autoridades mudanças de residência ou ausências por mais de cinco dias e a comparecer perante as autoridades sempre que for notificado.

O Comando Regional da PSP lembra que o consumo de canábis "aumenta significativamente o risco para a saúde mental dos utilizadores, apresentando-se, muitas vezes, como uma droga de iniciação entre os mais jovens, que posteriormente acabam por enveredar pelo consumo de drogas mais duras, nomeadamente de heroína e das vulgarmente designadas por drogas sintéticas".