s
Autárquicas
PSD candidata deputado regional Rúben Cabral à Câmara da Lagoa

O deputado regional Rúben Cabral é o candidato do PSD à Câmara da Lagoa, nos Açores, com o objetivo de “romper com o ciclo socialista de 36 anos” e fazer com que o concelho possa reter pessoas


Autor: Lusa/AO Online

"Sou candidato a presidente da Câmara Municipal da Lagoa, porque, há dois anos, quando me candidatei à presidência do PSD/Lagoa, encabecei um grupo de lagoenses sociais-democratas e independentes, de todas as idades, de todas as freguesias e das mais variadas profissões”, justificou o candidato em declarações à agência Lusa.

O grupo que lidera é constituído por pessoas “que já constroem o presente da Lagoa a cada dia, todos os dias, e que se disponibilizaram para colaborar num projeto que pretende tornar o concelho mais unido, através de uma gestão pública focada, sobretudo, nas pessoas da Lagoa, para fazê-la crescer de dentro para fora”.

“Já renovámos e mudámos o partido e estamos prontos para operar a mudança desejada e necessária na Lagoa ao apresentarmo-nos como a alternativa democrática pronta para romper com o ciclo socialista de 36 anos, garantido capacidade, pluralidade e estabilidade na gestão autárquica da Lagoa”, disse.

Rúben Cabral, de 36 anos, gestor de profissão e formador em turismo, referiu que “a Lagoa do futuro é uma Lagoa dinâmica e inclusiva, em que ninguém fica ou pode ficar de fora”.

“Em que os órgãos autárquicos estão focados nos que precisam de mais apoio, criando e dando espaço para todos, desde logo à iniciativa privada, proporcionando liberdade a quem quiser instalar-se no concelho, seja para viver, trabalhar ou investir”, acrescenta.

“A nossa Lagoa do futuro é uma Lagoa estruturada para os mais novos e para os mais idosos, onde os pais encontram, a par da saúde e segurança, serviços para educar, exercitar e entreter os seus filhos e serviços que garantam o conforto para os seus pais em idade de reforma”, prosseguiu.

Apontou, no entanto, que atualmente “a procura por serviços de CATL [Centro de Atividades de Tempos Livres] e creche são superiores à oferta e isso é algo que deve fazer parte do foco da gestão camarária, tal como o facto de que a Lagoa está entre os três municípios dos Açores com mais casos de dependências e criminalidade associada”.

O candidato do PSD, que também é deputado municipal, considera que é preciso fazer com que o concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, “tenha a capacidade de reter pessoas”.

“A Lagoa, a par da Ribeira Grande, é dos concelhos mais jovens dos Açores e até do país, ou seja, temos população originária. Então, a grande questão é: Como vamos desenvolver e reter estas novas gerações?”, salientou.

Na sua opinião, tal será possível “garantindo mais educação, mais desporto, mais segurança, mais emprego e, sobretudo, aquilo que deve ser um dos principais focos do executivo camarário, mais habitação compatível com os rendimentos e estilos de vida”.

O social-democrata referiu também que é “o único candidato que defende que a Lagoa deve ter os seus próprios bombeiros”.

Além de Rúben Cabral são conhecidas as candidaturas do atual presidente da autarquia Frederico Sousa (PS), Olivéria Santos (Chega) e Orlando Guerreiro (BE).

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu na Lagoa com 62,63% dos votos expressos, assegurando cinco mandatos, contra 29,2% da coligação PSD/CDS-PP/PMM, que garantiu dois mandatos.

O BE (2,26%), Chega (2,23%) e o PCP (0,59%) foram as outras forças concorrentes.

As eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro.