PS/Madeira diz que Governo dos Açores é exemplo de uso correto da autonomia

O presidente do PS/Madeira, Emanuel Câmara, defendeu hoje que o governo socialista nos Açores dá exemplo de como se deve usar a autonomia, alegando que o mesmo não acontece na Região Autónoma da Madeira


Autor: LUSA/AO online

“Os valores autonómicos têm de ser usados na verdadeira aceção da palavra, não fazer como na minha região, em que são usados como arma de arremesso contra o poder central, como por vezes, do nada, querer fazer-se batalhas e guerras que são infrutíferas e que não trazem nada de novo às populações”, avançou.

O líder regional socialista falava no XVII Congresso Regional do PS/Açores, que decorre até domingo na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Para Emanuel Câmara, o executivo açoriano é “um bom exemplo” de como é possível “reivindicar na altura certa”, mantendo o ADN de ilhéu e salvaguardando os direitos dos cidadãos.

O dirigente socialista disse que os “bons exemplos de governação” da Região Autónoma dos Açores, do Governo da República e das autarquias socialistas na Madeira são “fundamentais” para sustentar a credibilidade do PS na região para que o partido alcance a liderança do governo madeirense.

“Na Região Autónoma da Madeira, nós estamos a trabalhar no sentido e com o objetivo de, finalmente, para o próximo ano sermos alternativa e concretizarmos finalmente Abril na Região Autónoma da Madeira”, salientou, alegando que os mais de 40 anos de poder do PSD na região estão a tornar-se “desastrosos”.

Segundo o presidente da comissão organizadora do XVII Congresso Regional do PS/Açores, Sérgio Ávila, a reunião, que decorre na Praia da Vitória, na ilha Terceira, conta com a participação de 345 delegados socialistas das nove ilhas, 243 eleitos e 102 inerentes.

A moção de orientação global subscrita por Vasco Cordeiro será votada hoje, seguindo-se a apresentação das moções setoriais, e no domingo serão eleitos os órgãos regionais do PS/Açores.

Vasco Cordeiro, que é presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012, foi reeleito para um terceiro mandato como presidente do PS/Açores em junho, com 97,89% de votos a favor.