Europeias
PS inicia processo para aprovar lista europeia de candidatos no dia 21

A Comissão Política do PS reúne-se na quinta-feira, em Lisboa, durante a qual o secretário-geral do partido, António Costa, pedirá um voto de confiança para apresentar no próximo dia 21 uma proposta de lista às eleições europeias.


Autor: Lusa/AO Online

Esta reunião tem como ponto único da ordem de trabalhos a "análise da situação política", mas, segundo fonte socialista, servirá também para se dar o primeiro passo do processo de elaboração e aprovação da lista de candidatos do PS às eleições de 26 de maio.

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, que tudo indica vai ser o atual ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques, será apresentado formalmente no próximo dia 16, durante a Convenção Europeia deste partido, que se realizará em Gaia.

Na quinta-feira seguinte a esta convenção, no dia 21 deste mês, como adiantou António Costa na recente entrevista que concedeu à SIC, voltará a reunir-se a Comissão Política do PS, então para debater e proceder à votação da lista de candidatos europeus proposta por António Costa.

Em relação à lista de candidatos do PS ao Parlamento Europeu, sabe-se já que será "rigorosamente" paritária em termos de género.

No que respeita aos atuais eurodeputados socialistas que deverão voltar a figurar na nova lista, são apontados como muito prováveis os nomes de Maria João Rodrigues, Pedro Silva Pereira e Carlos Zorrinho.

Entre os lugares considerados elegíveis, vão também seguramente estar os candidatos a designar pelas estruturas do PS/Açores e do PS/Madeira.

Na entrevista que concedeu à SIC na terça-feira à noite, António Costa traçou como objetivo voltar a vencer as eleições europeias e com mais do que os cerca 31,8% alcançados em 2014, com o PS ainda sob a liderança de António José Seguro.