PS/Açores quer auditoria do Tribunal de Contas à SATA entre 2020 e 2024
4 de jul. de 2025, 11:47
— Lusa/AO Online
O
PS/Açores justificou a iniciativa com "os prejuízos superiores a 200
milhões de euros desde 2021" e "um resultado negativo de 83 milhões de
euros em 2024, ano em que o plano previa o equilíbrio financeiro" do
grupo público de aviação açoriano."É
fundamental garantir total transparência e rigor na avaliação da gestão
da transportadora aérea açoriana", defendeu o grupo parlamentar, em nota
de imprensa.O vice-presidente dos
socialistas açorianos, Carlos Silva, citado na nota, referiu que a SATA
"recebeu mais de 450 milhões de euros de apoios públicos e, ainda assim,
a situação financeira continua a deteriorar-se"."É
urgente perceber o que correu mal e garantir que os açorianos tenham
acesso à verdade sobre a gestão da companhia e ao impacto das opções
políticas do Governo Regional”, defendeu o parlamentar.Para
o socialista, "o fracasso do plano de reestruturação da SATA é da
responsabilidade direta de José Manuel Bolieiro", presidente do Governo
Regional (PSD/CDS-PP/PPM), e dos secretários regionais do Turismo,
Mobilidade e Infraestruturas e das Finanças, Planeamento e Administração
Pública – Berta Cabral e Duarte Freitas, respetivamente -, que, ao
longo dos últimos quatro anos, "esconderam a verdadeira situação da
empresa".Além disso, acrescentou,
"continuam a recusar assumir as suas responsabilidades políticas pelos
resultados desastrosos e pela instabilidade que provocaram no grupo
SATA".Carlos Silva criticou também "a
falta de transparência" e de rigor na gestão da empresa, apontando para a
falta de divulgação das contas anuais de 2024 e dos dados do primeiro
trimestre de 2025.Os socialistas alertaram
ainda para "o atraso no pagamento dos subsídios de férias" aos
colaboradores da SATA e "os sucessivos atrasos" nos pagamentos a
fornecedores e de impostos e contribuições, considerando que este
cenário "demonstra a gravidade" da situação financeira do grupo."É,
por isso, urgente assegurar maior escrutínio e transparência através de
uma auditoria, a ser realizada pelo Tribunal de Contas", defenderam.Na
sua leitura, essa auditoria deve avaliar não só o cumprimento do plano
de reestruturação, como também as contas do grupo SATA, entre 2020 e
2024, o cumprimento do plano de reestruturação, as opções de gestão e as
intervenções do acionista público, com impacto nos resultados da
empresa, incluindo o processo de privatização do handling e da
participação maioritária da Azores Airlines (que voa de e para fora do
arquipélago), medidas que "resultaram de propostas do Governo Regional e
não de imposições da Comissão Europeia".O
PS vai solicitar que esta proposta seja discutida com caráter de
urgência e com dispensa de exame em comissão, tendo em conta "a
importância estratégica da SATA para a mobilidade e para a coesão social
e económica dos Açores".Segundo dados
divulgados recentemente pelo grupo, as duas companhias aéreas, a Azores
Airlines e a Sata Air Açores (que assegura as ligações entre as nove
ilhas), fecharam 2024 com um prejuízo acumulado de 82,8 milhões de
euros, mais do dobro do ano anterior.