Promoção das marcas regionais com investimento de 20,6 ME
11 de jan. de 2023, 15:57
— Lusa/AO Online
“O Conselho Estratégico para a Promoção
Turística (CEPT) discutiu, no Ministério da
Economia e Mar, aquelas que são as prioridades estratégicas do setor
para 2023 e que deverão ser adotadas na promoção do destino Portugal e
dos destinos regionais, contando, para a promoção das marcas regionais,
com um investimento total de 20,6 milhões de euros para 2023”, refere o
Ministério da Economia e do Mar, num comunicado divulgado esta quarta-feira.Uma
das prioridades para a promoção turística deste ano será a aposta em
mercados “que permitam um maior crescimento em valor e na redução da
sazonalidade”, com “particular ênfase nos mercados do Reino Unido,
Espanha, Alemanha e França”. A aposta na
promoção turística nacional irá abranger, contudo, também os mercados de
longo curso como os EUA, Canadá e Brasil, devido ao “seu crescimento” e
à “sua perspetiva de crescimento económico”. O
Ministério da Economia avança ainda que, paralelamente, “a promoção
externa irá fomentar a oferta comercial de produtos diferenciados para
segmentos mais exigentes, como é o caso do turismo literário, arte
contemporânea, arquitetura, surf, gastronomia e enoturismo”.“Crescer
na internacionalização das empresas e nas marcas turísticas, crescer em
valor, crescer no interior e crescer na dupla transição, digital e
climática, a que se junta, crescer nas qualificações. Sem prejuízo de
uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção
turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos
territoriais específicos”, afirma o secretário de Estado do Turismo,
Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em comunicado. O
CEPT é uma estrutura consultiva do Governo para a promoção turística
externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do
Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do
setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das
Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção
Turística, indica o Governo.